No mundo da
imaginação
Uma viagem através da leitura.
1- Identificação:
Tema:
Período de duração: 2º trimestres
Alunos envolvidos: 2º/2º e 2º/1º
Responsáveis: Professores, Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar e Direção Escolar.
2- Justificativa:
A elaboração deste projeto surgiu da consciência dos docentes quanto à importância de garantir o contato com vários portadores de textos, como jornais e revistas, obras literárias infantil e infanto-juvenil, possibilitando o conhecimento do aluno, a amplidão de sua visão crítica, favorecendo a compreensão de sua realidade, visando contribuir no processo da formação da cidadania e no desenvolvimento do gosto pela leitura.
3- Objetivo geral:
Despertar o gosto pela leitura e estimular o conhecimento por meio de vários portadores de textos, visando seu crescimento intelectual, preparando-o para o exercício da cidadania.
4- Objetivos específicos:
-Tornar a leitura um ato prazeroso.
- Incentivar a leitura, o contato com os livros e diversos portadores textuais (notícias de jornais, poesias, gibis, literatura infantil e infanto-juvenil), abrangendo várias disciplinas de forma contextualizada.
- Possibilitar a integração dos pais ou responsáveis com os filhos, incentivando-os a participação nas demais atividades da escola.
- Proporcionar atividades que elevem a auto-estima.
3- Sugestão de atividades:
- Montar um cantinho de leitura em sala de aula ou varal;
- Registrar os livros explorados na “Ficha de acompanhamento de leitura” do aluno, para que docente e discente possam verificar as conquistas e necessidades;
- Confecção do Diário de bordo literário;
- Levar os alunos à biblioteca para explorarem outros tipos de leitura;
- Socializar experiências de leitura e produções literárias;
- Ouvir histórias lidas pelo professor;
- Apresentação de histórias com fantoches;
- Reprodução oral da história;
- Produzir textos, partindo das histórias lidas;
- Confeccionar o livro da turma com as melhores histórias produzidas.
4- Recursos:
Humanos: Coordenadores pedagógicos, professores, auxiliares de sala, Preev, auxiliares de serviços gerais, supervisão pedagógica e direção escolar.
Materiais: vários portadores de textos para comporem o cantinho da leitura ou o varal e a Biblioteca.
5- Avaliação:
A avaliação será feita ao longo das atividades desenvolvidas e na apresentação na Mostra Literária, junto com o livro literário da turma, ao final do 3º trimestre. Os alunos poderão demonstrar suas habilidades desenvolvidas por meio do projeto.
6- Culminância:
Data prevista para a culminância: final do 3º trimestre, com a Mostra Literária, onde os trabalhos produzidos ao longo do projeto serão expostos, junto com o livro literário da turma.