13/03/2010

Projeto de leitura - CONTRIBUIÇÃO JULIA

 

 

 

 

 

 

 

 

No mundo da

imaginação

 

Uma viagem através da leitura.

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1- Identificação:



Tema:

Período de duração: 2º trimestres

Alunos envolvidos: 2º/2º e 2º/1º

Responsáveis: Professores, Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar e Direção Escolar.

 

2- Justificativa:

A elaboração deste projeto surgiu da consciência dos docentes quanto à importância de garantir o contato com vários portadores de textos, como jornais e revistas, obras literárias infantil e infanto-juvenil, possibilitando o conhecimento do aluno, a amplidão de sua visão crítica, favorecendo a compreensão de sua realidade, visando contribuir no processo da formação da cidadania e no desenvolvimento do gosto pela leitura.

 

3- Objetivo geral:

Despertar o gosto pela leitura e estimular o conhecimento por meio de vários portadores de textos, visando seu crescimento intelectual, preparando-o para o exercício da cidadania.

 

4- Objetivos específicos:

-Tornar a leitura um ato prazeroso.

- Incentivar a leitura, o contato com os livros e diversos portadores textuais (notícias de jornais, poesias, gibis, literatura infantil e infanto-juvenil), abrangendo várias disciplinas de forma contextualizada.

- Possibilitar a integração dos pais ou responsáveis com os filhos, incentivando-os a participação nas demais atividades da escola.

- Proporcionar atividades que elevem a auto-estima.

 

 

 

3- Sugestão de atividades:

- Montar um cantinho de leitura em sala de aula ou varal;

- Registrar os livros explorados na “Ficha de acompanhamento de leitura” do aluno, para que docente e discente possam verificar as conquistas e necessidades;

- Confecção do Diário de bordo literário;

- Levar os alunos à biblioteca para explorarem outros tipos de leitura;

- Socializar experiências de leitura e produções literárias;

- Ouvir histórias lidas pelo professor;

- Apresentação de histórias com fantoches;

- Reprodução oral da história;

- Produzir textos, partindo das histórias lidas;

- Confeccionar o livro da turma com as melhores histórias produzidas.

 

4- Recursos:

Humanos: Coordenadores pedagógicos, professores, auxiliares de sala, Preev, auxiliares de serviços gerais, supervisão pedagógica e direção escolar.

Materiais: vários portadores de textos para comporem o cantinho da leitura ou o varal e a Biblioteca.

 

5-     Avaliação:

A avaliação será feita ao longo das atividades desenvolvidas e na apresentação na Mostra Literária, junto com o livro literário da turma, ao final do 3º trimestre. Os alunos poderão demonstrar suas habilidades desenvolvidas por meio do projeto.

 

6-   Culminância:

Data prevista para a culminância: final do 3º trimestre, com a Mostra Literária, onde os trabalhos produzidos ao longo do projeto serão expostos, junto com o livro literário da turma.