15/03/2010

PROJETO Cidadania

PROJETO: Educando para a Cidadania

 

JUSTIFICATIVA: Desde os tempos mais remotos fala-se em democracia, exercício da cidadania, e mesmo hoje, inscritos num mundo globalizado e com grandes avanços tecnológicos, notamos que em nossa cidade muito se tem a fazer para se consolidar a democracia e a prática da cidadania.

                                      Sendo a formação do cidadão o objetivo fundamental da educação, devemos direcionar e planejar nosso trabalho para este fim. Analisar os problemas sociais, refletir sobre suas soluções, conhecer os direitos e deveres legais dos cidadãos são práticas que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar. Assim pensando, qual seria o papel do educador, como planejar atividades que levem os alunos a refletir sobre sua condição de cidadão?

 

DURAÇÃO: Segundo semestre de 2006.

 

PÚBLICO ALVO: Alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries.

 

OBJETIVOS:

 

·       Ressaltar a importância do papel fundamental da escola na formação dos cidadãos;

·       Reconhecer os principais problemas sociais que dificultam o exercício da cidadania;

·       Preparar o aluno para o exercício da cidadania;

·       Propiciar atividades diversas que tornem possível o reconhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos;

·       Reconhecer os problemas sociais mais próximos de sua realidade, buscando alternativas que possam saná-los;

·       Conscientizar sobre a importância das eleições como elemento ativo e capaz de transformar a ordem social do país;

·       Ressaltar que a omissão eleitoral colabora para a manutenção dos problemas sociais existentes;

·       Realizar um trabalho de valorização do voto aos 16 anos e a participação dos jovens nas eleições.

 

PROCEDIMENTOS:

 

·       Propor uma metodologia de ensino cooperativo e solidário, que dê ênfase ao trabalho coletivo em detrimento ao trabalho individual;

·       Trabalhar regras de organização na escola que exercitem a democracia (essas regras devem ser elaboradas pelos alunos e professores);

·       Regras de disciplina:

·       Regras de desenvolvimento do trabalho em sala de aula;

·       Regras de companheirismo;

·       Toda e qualquer regra que possa garantir o bom funcionamento da escola;

·       Usar livros que tratem da realidade social dos direitos dos cidadãos com um vocabulário adequado aos alunos;

·       Discutir sobre os principais direitos e deveres dos cidadãos;

·       Pesquisar sobre a aplicação das leis. Estão realmente sendo cumpridas? ;

·       Trabalho diversificado com jornais e montagens de cartazes;

·       Análise de textos que reflitam sobre os problemas sociais e suas causas;

·       Através de pesquisa no bairro fazer um levantamento dos problemas sociais mais emergentes da comunidade;

·       Sugestão de resolução dos problemas levantados nas pesquisas;

·       Simulação de eleições na escola.

 

AVALIAÇÃO: Através das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, verificar se o aluno tem conhecimento dos seus direitos e deveres como cidadão colocando-os em prática no seu cotidiano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CEJA – CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS

 

 

 

 

 

 

PROJETO

 

 

EDUCANDO PARA A

 

 

CIDADANIA

 

 

 

 

 

 

BAIRRO: VILA SÃO PAULO

 

 

 

SÉRIE: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª.

 

 

 

PROFESSORAS: ANDRÉA CRISTINA SOARES JUAREZ

NEIDE KOBAYASHI