PROJETO: Educando para a Cidadania
JUSTIFICATIVA: Desde os tempos mais remotos fala-se em democracia, exercício da cidadania, e mesmo hoje, inscritos num mundo globalizado e com grandes avanços tecnológicos, notamos que em nossa cidade muito se tem a fazer para se consolidar a democracia e a prática da cidadania.
Sendo a formação do cidadão o objetivo fundamental da educação, devemos direcionar e planejar nosso trabalho para este fim. Analisar os problemas sociais, refletir sobre suas soluções, conhecer os direitos e deveres legais dos cidadãos são práticas que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar. Assim pensando, qual seria o papel do educador, como planejar atividades que levem os alunos a refletir sobre sua condição de cidadão?
DURAÇÃO: Segundo semestre de 2006.
PÚBLICO ALVO: Alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries.
OBJETIVOS:
· Ressaltar a importância do papel fundamental da escola na formação dos cidadãos;
· Reconhecer os principais problemas sociais que dificultam o exercício da cidadania;
· Preparar o aluno para o exercício da cidadania;
· Propiciar atividades diversas que tornem possível o reconhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos;
· Reconhecer os problemas sociais mais próximos de sua realidade, buscando alternativas que possam saná-los;
· Conscientizar sobre a importância das eleições como elemento ativo e capaz de transformar a ordem social do país;
· Ressaltar que a omissão eleitoral colabora para a manutenção dos problemas sociais existentes;
· Realizar um trabalho de valorização do voto aos 16 anos e a participação dos jovens nas eleições.
PROCEDIMENTOS:
· Propor uma metodologia de ensino cooperativo e solidário, que dê ênfase ao trabalho coletivo em detrimento ao trabalho individual;
· Trabalhar regras de organização na escola que exercitem a democracia (essas regras devem ser elaboradas pelos alunos e professores);
· Regras de disciplina:
· Regras de desenvolvimento do trabalho em sala de aula;
· Regras de companheirismo;
· Toda e qualquer regra que possa garantir o bom funcionamento da escola;
· Usar livros que tratem da realidade social dos direitos dos cidadãos com um vocabulário adequado aos alunos;
· Discutir sobre os principais direitos e deveres dos cidadãos;
· Pesquisar sobre a aplicação das leis. Estão realmente sendo cumpridas? ;
· Trabalho diversificado com jornais e montagens de cartazes;
· Análise de textos que reflitam sobre os problemas sociais e suas causas;
· Através de pesquisa no bairro fazer um levantamento dos problemas sociais mais emergentes da comunidade;
· Sugestão de resolução dos problemas levantados nas pesquisas;
· Simulação de eleições na escola.
AVALIAÇÃO: Através das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, verificar se o aluno tem conhecimento dos seus direitos e deveres como cidadão colocando-os em prática no seu cotidiano.
CEJA – CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO
EDUCANDO PARA A
CIDADANIA
BAIRRO: VILA SÃO PAULO
SÉRIE: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª.
PROFESSORAS: ANDRÉA CRISTINA SOARES JUAREZ
NEIDE KOBAYASHI