15/03/2010

Projeto Folclore




 


 


Projeto:
FOLCLORE


 


 


 


 


Abrangência:
1
o class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;"> ao 4o termo
da Educação


de Jovens
e Adultos


 


 


 


Duração: 2 meses


 


Área do conhecimento:
Ciências


 


Escola: CEJA - Centro
Educação Jovens e Adultos


 


 


Elaborado por:  Andréa
C. Soares Juarez


 


Angela Maria Ramos


 


Dulcinéia C. Dittrich


 


Elisabete Benjamin Rodrigues


 


Lúcia M. Doro dos Santos


 


Maria Fátima Zanini Toledo


 


Nilda Moreira R. Amador


 


Rosana C. Ribeiro


 


Sônia R. Berger Gonçalves


 


Celina Hojas Lofrano


 


Objetivos Específicos


 


Em cada assunto do Ensino
de Ciências teremos muitos objetivos diferentes, porém podemos resumi-los
em quatro:


 


1) Ajudar o aluno a entender
o mundo que o cerca, levando-o a adquirir novos conhecimentos e formar
conceitos sobre a natureza e suas aplicações na vida diária;


 


2) Procurar incentivar
o aluno a atitude de pesquisa, que possa tirar conclusões, libertando
assim o que possuem interiormente ;


 


3) Oferecer ao aluno oportunidade
de adquirir e desenvolver uma série de atitudes e hábitos que contribuam
para a formação de cidadões participativos ;


 


4) Levar o aluno a amar
a natureza e o mundo que o rodeia.


 


Conteúdos


 


1- Animais


2- Aves


3- Vegetais


4-Alimentação


 


Estratégias


 


1- Texto


2- Dramatização


3- Paremiologia


4- Trovas


5- Adivinhações


6- Pesquisa


7- Confecção álbum
e mural


 


Os animais


 


1) Dramatização class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
( 1
o e 2 o termo - a professora
que fará a dramatização.


                              
3
o e 4 o termo - será feita
pelos alunos.)


 


Fábula: O jabuti
e a caipora


 


O jabuti entrou num oco
de pau e começou a tocar a sua gaitinha. A caipora, lá de longe, ouviu
e disse: ”Não pode ser outro senão o jabuti. Vou agarrá-lo.”


Veio vindo. Parou perto
do oco, a escutar.


Li,ri,li,ri...


Lá, ré, li, ri ...


- class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
Olá, jabuti!


- Oi ! - respondeu o tocador da gaita.


- Saia do buraco, jabuti,
para vermos qual de nós tem mais força.


O jabuti saiu, enquanto
a caipora cortava o cipó.


- Eu puxo uma ponta e
você outra.


- Eu em terra e você
na água.


- Pois vamos a isso, caipora.-
re
spondeu o jabuti.


O jabuti entrou na água
e amarrou a ponta do cipó na rabo de um pirarucu, que é peixe de rio
maior que há. A caipora, lá em terra, puxou o cipó, mas o pirarucu
a arrastou para dentro do rio. O jabuti, que já estava em terra, bem
escondid
o no mato, ria-se.


Não podendo mais de tão
cansada, a caipora gritou:


- Basta jabuti ! Você
venceu...


O jabuti, sempre a rir-se,
entrou na água e foi desatar o cipó do rabo do pirarucu. Em seguida
voltou para terra.


- Está cansado, jabuti
? - pergunto
u a caipora.


- Cansado, eu ? Nem um
tiquinho ! e a caipora viu mesmo que nem suado estava. Não teve remédio
senão confessar que o jabuti era mais valente do que ela - e ela se
foi muito desapontada.


 


2) Paremiologia dos
animais.


 


Alguns rifões, nos quais
a filosofia simples do povo transmite a sua ironia, através de um bicho
qualquer dos muitos com que a Mãe Natureza dotou a Terra.


    
1
o e 2o termo - a professora
fará a leitura.


    
3
o e 4o termo - cada aluno
receberá um rifão.


    
1
o ao 4o termo - cada aluno
fará a sua interpretação ( oral e pessoal ).


 


1- Ainda que seja doce
o mel, a mordidela da abelha é cruel.


2- Da mesma flor, a abelha
tira o mel e a vespa o fel.


3- Das águias não nascem
pomb
os.


4- Cavalo alazão, todos
o querem, poucos o dão.


5- Uma andorinha só,
não faz verão.


6- Em papos de aranha.


7- Anda em capa de letrado,
muito asno disfarçado.


8- É má a ave que seu
ninho suja.


9- Para quem é, bacalhau
basta.


10- Em terreiro de galinha, class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">barata
não tem razão.


11- Do homem é o errar,
e da besta o teimar.


12- Bezerrinha mansa em
todas as vacas mama.


13- Dois bicudos não
se beijam.


14- Se a barba fosse tudo,
podia o bode pregar.


15- Boi solto, lambe-se
todo.


16- Amarra-se o burro
à vontade do
dono.


17- Quem cabritos vende
a cabra não tem, de algures lhe vem.


18- Não se amarra cachorro
com lingüiça.


19- Andar para trás como
caranguejo.


20- A primeira pancada
é que mata a cobra.


21- Não há mato de onde
saia coelho.


22- O corvo, mesmo lavado,
não
fica branco.


23- Macaco não enxerga
seu rabo, mas enxerga o da cutia.


24- Um rato não faz sombra
a um elefante.


25- Imita a formiga, se
querer viver sem fadiga.


26- Cerca ruim faz o gado
roceiro.


27- A galinha da vizinha
é mais gorda que a minha.


28- À noite, todos os gatos são pardos.


29- Deixa estar, jacaré,
que a lagoa há de secar.


30- Lobo não come lobo.


 


3) Adivinhações


 


    
Brincar com os alunos de adivinhações.


    
Propor que pesquisem novas adivinhações ligadas aos animais.


 


    
Passeia na praça


    
Não é estudante


    
Canta de missa


    
Sem ser sacristão


    
Sabe da hora


    
Mas da morte não.
(GALO).


 


    
Formoso redoleiro


    
Com todas as cores mudadas


    
Atirando de pistola


    
Como qualquer namorado.  ( PERU ).


 


    
O que é, o que é


    
Que antes de ser já era ?  ( PESCADO ).


 


4) Ponto - Os animais 
( 1
o e 2o termo ).


 


    
Os animais são classificados em 2 grupos.


    
1- Animais invertebrados = são aqueles que não possuem coluna vertebral.


    
2- Animais vertebrados = são aqueles que possuem coluna vertebral.


    
Os animais
vertebrados  dividem-se em :


    
A) Répteis


    
B) Peixes


    
C) Aves


    
D) Anfíbios


    
E) Mamífero


 


ATIVIDADES.


 


1- Vamos fazer um mural:


a) animais vertebrados


b) animais invertebrados


 


(figura)


 


 


2- Você sabe qual o nome
de cada grupo desses animais?


    Para
descobrir, basta organizar os cubos abaixo. ( 2
o class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
termo )


 


(figura)


 


3- Complete a cruzadinha
abaixo e descubra como se chamam os animais que não possuem coluna
vertebral. ( 2
o class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
termo )


 


(figura)


 


Reprodução dos
animais. ( 3
o e 4 o termo ).


 


Para que nasça um novo
ser, são geralmente necessários um macho (espermatozóide) e uma fêmea
(óvulo).


 


(figura)


 


Curiosidade - A maioria
dos peixes é ovípara, com fecundação externa, isto é, a fecundação
entre o óvulo e o espermatozóide ocorre no meio ambiente (água) .
Mas algumas espécies são vivíparas, com fecundação e evolução
internas, apresentando um órgão place
ntário que alimenta o embrião. Ex. : tubarões,
cações e algumas espécies de raias.


 


2- Fecundação dentro
do corpo da fêmea.


 


A) Evolução fora do
corpo da fêmea - galinha .


 


(figura)


 


Quando um espermatozóide
penetra um óvulo, ocorre a fecundação. Dessa união surge um ovo,
que se desenvolverá e formará um novo animal.


 


(figura)


 


A fecundação poderá
ocorrer dentro ou fora do corpo da fêmea.


 


1- Fora do corpo da fêmea
- sardinha.


 


    
A fêmea coloca seus óvulos na água. O macho se aproxima e espelha
os espermatozóides. Ocorre a fecundação.


    
Os ovos se desenvolvem e nascem out
ros peixes.


 


(figura)


 


Para que nasça um pintinho,
é necessário que o galo e a galinha se unam. A fecundação ocorrerá
dentro do corpo da fêmea.


Depois, a galinha botará
os ovos e os chocará durante 21 dias. Após esse tempo, os pintinhos
quebrarão as cascas e sairão dos ovos.


 


 


B) Evolução dentro do
corpo. O ser humano.


 


(figura)


 


Para que um bebê nasça,
é necessário que o homem e a mulher se unam. Nesse momento ocorre
a fecundação dentro do corpo da mulher.


Pouco a pouco, o bebê
irá se desenvolver. Ele ficará dentro da placenta, por onde receberá
alimentos e oxigênio da mãe.


Após nove meses o bebê está formado e ocorre
o nascimento.


 


A metamorfose.


 


(figura)


 


Alguns seres nascem muito
diferentes de seus pais. É o que acontece, por exemplo, com os sapos
e muitas espécies de insetos.


Após o nascimento, os
filhotes sofrem grandes transformações, ou seja, uma metamorfose.


 


Como respiram os
animais.


 


O ar é impor class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">tante
para todos os seres vivos. Animais e plantas aproveitam o oxigênio
do ar, em um processo chamado respiração.


No caso dos animais, a
respiração pode ser feitas de maneiras diferentes.


Veja quais são :


1- Respiração através
dos pulmões - homem - qua
isquer animais das classes dos mamíferos, répteis
e aves.


2- Respiração branquial
( peixes ) . A água contém ar dissolvido. A água penetra pela boca
e, ao passar pelas brânquias, o oxigênio é retirado, Em seguida,
a água sai pelas fendas laterais.


Nas águas poluídas, a redução da taxa de oxigênio
dissolvido é o principal fator da morte das espécies aquáticas.


3- Respiração através
da traquéia. Os insetos e aracnídeos respiram por traquéias, tubos
finos e ramificados que permitem a absorção do oxigênio d
class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">o
ar.


4- Respiração através
da pele. Minhocas e vermes absorvem o oxigênio através da pele .


 


(figura)


 


Aves


 


1- Lenda do João
de Barro.


 


Para os antigos indígenas,
o casamento era um sério compromisso., Os jovens tinham que se submeter
a diversas provas para merecer a pretendida. Vem daí a Lenda do Hogaraitay
a que os brancos chamam João-de-Barro.


Jaebé, filho de velho
caçador, no desejo
de casar com a jovem a quem se apaixonara, submeteu-se
à última prova, depois de todas vencidas. Os índios o cobriram com
forte manto de couro onde Jaebé teria que ficar nove dias, em jejum.
No fim de nove dias, quando retiraram o manto de Jaebé notaram que
ele havia se transformado em um João-de-Barro que é símbolo da vida
doméstica. Solto ele voou a gritar :


- Sou filho dos bosques
e canto o hino do trabalho !


No mesmo instante, sua
noiva também se transformou em pássaro e acompanhou-o pelos ares,
com g
ritos de alegria.


 


2- Artes Plásticas.


 


Vamos tentar fazer com
as mãos em barro, o que João-de-barro faz com seu bico.


 


3- Pesquisa


 


Pesquisar outras lendas
de aves como: Lenda da Gralha Azul, Lenda do Japim, Lenda do Chupim.


 


4- Conteúdo - Aves.


 


As aves dominam o ar como
ambiente físico, usando-o também para se locomoverem. São animais
que voam. Elas também utilizam o solo para locomoção, mas não de
forma tão eficiente . São poucas aves que não conseguem voar. É
o caso da av
estruz e da ema, que são robustas, bem desenvolvidas,
de asas pequenas e pernas fortes.


 


Características
das Aves


 


1- Animais vertebrados


 


2- Asas e penas.


Asas são os membros anteriores,
são consideradas como plano de sustentação (a passagem do ar pelas
class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
asas que cria a sustentação necessária ao vôo).


 


3- Bico = tem duas funções


    Boca
= obtem o alimento


    Mão
= alisa as penas, arruma o ninho e se defende.


 


4- Ovos = ovíparas


 


Atividade


 


Confeccionar um mural
com os pássaros brasileiros.


 


(figura)


 


 


 


 


 


Os vegetais


 


1- Lenda do Umbu.


 


Umbu, é uma árvore muito
conhecida no Sul pela sombra que oferece, frondosa e acolhedora.


Conta sua lenda que, no
princípio, todas as árvores eram exatamente iguais, até que um dia
Deus conversando com elas, se propôs a fazer-lhes sua
vontades. Assim é que cada árvore pediu a
Deus uma forma e uma aparência. Umas queriam ser grandes e fortes ;
outras baixas, outras cheias de frutas. É quando chegou a vez do Umbu,
respondeu ele a Deus, que gostaria de ter um corpo muito fraco mas se
possível, bem frondoso, para acolher, em sua sombra, os homens em busca
de repouso. Seu pedido foi atendido, mas Deus curioso,k quis saber porque
Umbu lhe pedira corpo fraco.


E a resposta foi a de
que não desejaria, jamais, que um dia sua madeira, fosse capaz
class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
de ser utilizada como cruz no sacrifício de um santo. É por isso,
conta a Lenda, que o Umbu é assim.


 


2- Pesquisa


 


Pesquise árvores em seu
bairro.


Faça uma lista de árvores.
Se possível vá ao Jardim Botânico conhecer árvores raras e antigas.


 


3- Trovas class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
( Coro falado - Dividir a turma em vozes grossas e vozes finas. As trovas
serão lidas ora por um grupo, ora por outro).


 


Laranjeira - Laranjeira
pequenina


                    
Carregadinha de flor


                    
Eu também sou pequenina


   class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">                 
Carregadinha de amor.


 


Miosótis - Flor pequena
e delicada


                 
Miosótis da emoção


                 
Neste buquê de duzentas


                 
Vai todo o meu coração.


 


4- Conteúdo - Plantas


 


1- Partes da planta.


 


(figura)


 


As plantas são seres
vivos.


Como todo os seres vivos,
as plantas respiram e transpiram.


 


(figura)


 


Como as plantas se alimentam
?


 


As plantas verdes produzem
o seu próprio alimento por meio da fotossíntese.


A fotossíntese acontece
assim:


 


(figura)


 


Como as plantas se
reproduzem ?


 


Como todo ser vivo, as
plantas se reproduzem.


A maior parte das plantas
se reproduz a partir de sementes.


A semente de um fruto
tem origem na flor. A flor é, portanto, o órgão de reprodução da
planta.


O nascimento de uma planta
a partir da semente cha
ma-se germinação. O feijão, o trigo, o milho
são plantas que nascem de sementes.


Há plantas que também
se reproduzem a partir de mudas. A roseira, a bananeira e a cana-de-açúcar
são plantas que se desenvolvem de mudas.


 


5- Plantas Medicinais.


 


Encontramos, pelo Brasil
afora, o emprego de certas plantas medicinais, remédios tirados de
folhas e de raízes em infusão. A utilização e o emprego da flora
medicinal, as descobertas químicas do princípio ativo de certas plantas,
p
ara fins terapêuticos, coincidem com as tradições populares. Já
os índios (pajés) utilizavam cipós, frutas, cascas, folhas e raízes
para curar ferimentos, tratar as doenças, além de usá-los em festas,
como bebidas e comidas. De todas as bebidas as mais importantes, pela
extensão e valor, são o guaraná e o mate. Das raízes, a mandioca,
macaxeira ou aipim. O milho é utilizado na confecção de pratos saborosos
e nutritivos.


Quanto às plantas medicinais,
daremos alguns exemplos colocando, em primeiro lugar, os
class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">males
a elas ligados. Eram assim e são ainda utilizados por muitos brasileiros.


 


A- Acne (espinha) - Colocar
sobre a espinha, folha de pimenteira verde aquecida no fogo.


B- Anemia - Chá de folha
de abacateiro, semente de abacate ralado e dissolvida na água
class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">,
tomar também caldo de cana em jejum (colocando-se antes, no caldo,
pedaços de ferro e deixando no sereno algumas noites).


C- Bronquite - Suco de
erva de Santa Maria .


D- Cabelos (embelezamento)
- Esfregá-los com casca de melancia.


E- Constipação - Chá
de
folha de pinhão roxo.


F- Conjuntivite - Molhar
os olhos com infusão de verônica.


G- Dor-de-Dente - Fumo
na cárie.


H- Inflamação de Garganta
- Mascar raiz de gengibre.


I- Insônia - Chá de
raiz de alface.


J- Impurezas no sangue
- Leite de coco, constantemen
te.


L- Impaludismos - Chá
de folha de amor crescido (erva rasteira).


M- Tosse Seca - Manga
em jejum.


N- Vermes - Sementes cruas
de mamão.


 


 


 


Responda :


 


1- No rio, ainda hoje,
usa-se dar chá à criança com sarampo. Qual a planta indicada?


R : Sabugo - chá de sabugueiro.


 


2- Qual a fruta da região
Amazônica, indicada para reumatismo ?


R:


3- Que planta é usada
para bochechos, depois que se arranca um dente ?


R: Rama de batata doce.


 


Atividade


 


Confecção de um
álbum de plantas medicinais.


 


1- Remédios feitos com
o caule da planta.


2- Remédios feitos com
a folha da planta.


3- Remédios feitos com
a semente da planta.


4- Remédios feitos com
a raiz da planta.


5- Remédios feitos com
a flor da planta.


 


O uso de plantas como
remédios não podem ser vistos de forma tão simples como nos exemplos
acima.


Da mesma forma que um
alimento pode tornar-se remédio, um remédio pode tornar-se veneno.
A diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem (quantidade
class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">)
e na sensibilidade de cada um.


A dose do remédio somente
o médico pode determinar corretamente. Ele varia de pessoa para pessoa,
e depende também do peso de cada um.


Se nós mesmos prepararmos
os nossos remédios podem ocorrer dois erros :


* dose muito class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">pequena
= não faz o efeito necessário.


* dose muito alta = o
remédio funciona como veneno : faz mal, podendo causar até mesmo a
morte.


Não devemos, portanto,
tomar remédios sem orientação médica, nem fabricar remédios em
casa.