Projeto:
FOLCLORE
Abrangência:
1o class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;"> ao 4o termo
da Educação
de Jovens
e Adultos
Duração: 2 meses
Área do conhecimento:
Ciências
Escola: CEJA - Centro
Educação Jovens e Adultos
Elaborado por: Andréa
C. Soares Juarez
Angela Maria Ramos
Dulcinéia C. Dittrich
Elisabete Benjamin Rodrigues
Lúcia M. Doro dos Santos
Maria Fátima Zanini Toledo
Nilda Moreira R. Amador
Rosana C. Ribeiro
Sônia R. Berger Gonçalves
Celina Hojas Lofrano
Objetivos Específicos
Em cada assunto do Ensino
de Ciências teremos muitos objetivos diferentes, porém podemos resumi-los
em quatro:
1) Ajudar o aluno a entender
o mundo que o cerca, levando-o a adquirir novos conhecimentos e formar
conceitos sobre a natureza e suas aplicações na vida diária;
2) Procurar incentivar
o aluno a atitude de pesquisa, que possa tirar conclusões, libertando
assim o que possuem interiormente ;
3) Oferecer ao aluno oportunidade
de adquirir e desenvolver uma série de atitudes e hábitos que contribuam
para a formação de cidadões participativos ;
4) Levar o aluno a amar
a natureza e o mundo que o rodeia.
Conteúdos
1- Animais
2- Aves
3- Vegetais
4-Alimentação
Estratégias
1- Texto
2- Dramatização
3- Paremiologia
4- Trovas
5- Adivinhações
6- Pesquisa
7- Confecção álbum
e mural
Os animais
1) Dramatização class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
( 1o e 2 o termo - a professora
que fará a dramatização.
3 o e 4 o termo - será feita
pelos alunos.)
Fábula: O jabuti
e a caipora
O jabuti entrou num oco
de pau e começou a tocar a sua gaitinha. A caipora, lá de longe, ouviu
e disse: ”Não pode ser outro senão o jabuti. Vou agarrá-lo.”
Veio vindo. Parou perto
do oco, a escutar.
Li,ri,li,ri...
Lá, ré, li, ri ...
- class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
Olá, jabuti!
- Oi ! - respondeu o tocador da gaita.
- Saia do buraco, jabuti,
para vermos qual de nós tem mais força.
O jabuti saiu, enquanto
a caipora cortava o cipó.
- Eu puxo uma ponta e
você outra.
- Eu em terra e você
na água.
- Pois vamos a isso, caipora.-
respondeu o jabuti.
O jabuti entrou na água
e amarrou a ponta do cipó na rabo de um pirarucu, que é peixe de rio
maior que há. A caipora, lá em terra, puxou o cipó, mas o pirarucu
a arrastou para dentro do rio. O jabuti, que já estava em terra, bem
escondido no mato, ria-se.
Não podendo mais de tão
cansada, a caipora gritou:
- Basta jabuti ! Você
venceu...
O jabuti, sempre a rir-se,
entrou na água e foi desatar o cipó do rabo do pirarucu. Em seguida
voltou para terra.
- Está cansado, jabuti
? - perguntou a caipora.
- Cansado, eu ? Nem um
tiquinho ! e a caipora viu mesmo que nem suado estava. Não teve remédio
senão confessar que o jabuti era mais valente do que ela - e ela se
foi muito desapontada.
2) Paremiologia dos
animais.
Alguns rifões, nos quais
a filosofia simples do povo transmite a sua ironia, através de um bicho
qualquer dos muitos com que a Mãe Natureza dotou a Terra.
1o e 2o termo - a professora
fará a leitura.
3o e 4o termo - cada aluno
receberá um rifão.
1o ao 4o termo - cada aluno
fará a sua interpretação ( oral e pessoal ).
1- Ainda que seja doce
o mel, a mordidela da abelha é cruel.
2- Da mesma flor, a abelha
tira o mel e a vespa o fel.
3- Das águias não nascem
pombos.
4- Cavalo alazão, todos
o querem, poucos o dão.
5- Uma andorinha só,
não faz verão.
6- Em papos de aranha.
7- Anda em capa de letrado,
muito asno disfarçado.
8- É má a ave que seu
ninho suja.
9- Para quem é, bacalhau
basta.
10- Em terreiro de galinha, class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">barata
não tem razão.
11- Do homem é o errar,
e da besta o teimar.
12- Bezerrinha mansa em
todas as vacas mama.
13- Dois bicudos não
se beijam.
14- Se a barba fosse tudo,
podia o bode pregar.
15- Boi solto, lambe-se
todo.
16- Amarra-se o burro
à vontade do dono.
17- Quem cabritos vende
a cabra não tem, de algures lhe vem.
18- Não se amarra cachorro
com lingüiça.
19- Andar para trás como
caranguejo.
20- A primeira pancada
é que mata a cobra.
21- Não há mato de onde
saia coelho.
22- O corvo, mesmo lavado,
não fica branco.
23- Macaco não enxerga
seu rabo, mas enxerga o da cutia.
24- Um rato não faz sombra
a um elefante.
25- Imita a formiga, se
querer viver sem fadiga.
26- Cerca ruim faz o gado
roceiro.
27- A galinha da vizinha
é mais gorda que a minha.
28- À noite, todos os gatos são pardos.
29- Deixa estar, jacaré,
que a lagoa há de secar.
30- Lobo não come lobo.
3) Adivinhações
Brincar com os alunos de adivinhações.
Propor que pesquisem novas adivinhações ligadas aos animais.
Passeia na praça
Não é estudante
Canta de missa
Sem ser sacristão
Sabe da hora
Mas da morte não. (GALO).
Formoso redoleiro
Com todas as cores mudadas
Atirando de pistola
Como qualquer namorado. ( PERU ).
O que é, o que é
Que antes de ser já era ? ( PESCADO ).
4) Ponto - Os animais
( 1o e 2o termo ).
Os animais são classificados em 2 grupos.
1- Animais invertebrados = são aqueles que não possuem coluna vertebral.
2- Animais vertebrados = são aqueles que possuem coluna vertebral.
Os animais vertebrados dividem-se em :
A) Répteis
B) Peixes
C) Aves
D) Anfíbios
E) Mamífero
ATIVIDADES.
1- Vamos fazer um mural:
a) animais vertebrados
b) animais invertebrados
(figura)
2- Você sabe qual o nome
de cada grupo desses animais?
Para
descobrir, basta organizar os cubos abaixo. ( 2o class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
termo )
(figura)
3- Complete a cruzadinha
abaixo e descubra como se chamam os animais que não possuem coluna
vertebral. ( 2 o class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
termo )
(figura)
Reprodução dos
animais. ( 3 o e 4 o termo ).
Para que nasça um novo
ser, são geralmente necessários um macho (espermatozóide) e uma fêmea
(óvulo).
(figura)
Curiosidade - A maioria
dos peixes é ovípara, com fecundação externa, isto é, a fecundação
entre o óvulo e o espermatozóide ocorre no meio ambiente (água) .
Mas algumas espécies são vivíparas, com fecundação e evolução
internas, apresentando um órgão placentário que alimenta o embrião. Ex. : tubarões,
cações e algumas espécies de raias.
2- Fecundação dentro
do corpo da fêmea.
A) Evolução fora do
corpo da fêmea - galinha .
(figura)
Quando um espermatozóide
penetra um óvulo, ocorre a fecundação. Dessa união surge um ovo,
que se desenvolverá e formará um novo animal.
(figura)
A fecundação poderá
ocorrer dentro ou fora do corpo da fêmea.
1- Fora do corpo da fêmea
- sardinha.
A fêmea coloca seus óvulos na água. O macho se aproxima e espelha
os espermatozóides. Ocorre a fecundação.
Os ovos se desenvolvem e nascem outros peixes.
(figura)
Para que nasça um pintinho,
é necessário que o galo e a galinha se unam. A fecundação ocorrerá
dentro do corpo da fêmea.
Depois, a galinha botará
os ovos e os chocará durante 21 dias. Após esse tempo, os pintinhos
quebrarão as cascas e sairão dos ovos.
B) Evolução dentro do
corpo. O ser humano.
(figura)
Para que um bebê nasça,
é necessário que o homem e a mulher se unam. Nesse momento ocorre
a fecundação dentro do corpo da mulher.
Pouco a pouco, o bebê
irá se desenvolver. Ele ficará dentro da placenta, por onde receberá
alimentos e oxigênio da mãe.
Após nove meses o bebê está formado e ocorre
o nascimento.
A metamorfose.
(figura)
Alguns seres nascem muito
diferentes de seus pais. É o que acontece, por exemplo, com os sapos
e muitas espécies de insetos.
Após o nascimento, os
filhotes sofrem grandes transformações, ou seja, uma metamorfose.
Como respiram os
animais.
O ar é impor class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">tante
para todos os seres vivos. Animais e plantas aproveitam o oxigênio
do ar, em um processo chamado respiração.
No caso dos animais, a
respiração pode ser feitas de maneiras diferentes.
Veja quais são :
1- Respiração através
dos pulmões - homem - quaisquer animais das classes dos mamíferos, répteis
e aves.
2- Respiração branquial
( peixes ) . A água contém ar dissolvido. A água penetra pela boca
e, ao passar pelas brânquias, o oxigênio é retirado, Em seguida,
a água sai pelas fendas laterais.
Nas águas poluídas, a redução da taxa de oxigênio
dissolvido é o principal fator da morte das espécies aquáticas.
3- Respiração através
da traquéia. Os insetos e aracnídeos respiram por traquéias, tubos
finos e ramificados que permitem a absorção do oxigênio d class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">o
ar.
4- Respiração através
da pele. Minhocas e vermes absorvem o oxigênio através da pele .
(figura)
Aves
1- Lenda do João
de Barro.
Para os antigos indígenas,
o casamento era um sério compromisso., Os jovens tinham que se submeter
a diversas provas para merecer a pretendida. Vem daí a Lenda do Hogaraitay
a que os brancos chamam João-de-Barro.
Jaebé, filho de velho
caçador, no desejo de casar com a jovem a quem se apaixonara, submeteu-se
à última prova, depois de todas vencidas. Os índios o cobriram com
forte manto de couro onde Jaebé teria que ficar nove dias, em jejum.
No fim de nove dias, quando retiraram o manto de Jaebé notaram que
ele havia se transformado em um João-de-Barro que é símbolo da vida
doméstica. Solto ele voou a gritar :
- Sou filho dos bosques
e canto o hino do trabalho !
No mesmo instante, sua
noiva também se transformou em pássaro e acompanhou-o pelos ares,
com gritos de alegria.
2- Artes Plásticas.
Vamos tentar fazer com
as mãos em barro, o que João-de-barro faz com seu bico.
3- Pesquisa
Pesquisar outras lendas
de aves como: Lenda da Gralha Azul, Lenda do Japim, Lenda do Chupim.
4- Conteúdo - Aves.
As aves dominam o ar como
ambiente físico, usando-o também para se locomoverem. São animais
que voam. Elas também utilizam o solo para locomoção, mas não de
forma tão eficiente . São poucas aves que não conseguem voar. É
o caso da avestruz e da ema, que são robustas, bem desenvolvidas,
de asas pequenas e pernas fortes.
Características
das Aves
1- Animais vertebrados
2- Asas e penas.
Asas são os membros anteriores,
são consideradas como plano de sustentação (a passagem do ar pelas class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
asas que cria a sustentação necessária ao vôo).
3- Bico = tem duas funções
Boca
= obtem o alimento
Mão
= alisa as penas, arruma o ninho e se defende.
4- Ovos = ovíparas
Atividade
Confeccionar um mural
com os pássaros brasileiros.
(figura)
Os vegetais
1- Lenda do Umbu.
Umbu, é uma árvore muito
conhecida no Sul pela sombra que oferece, frondosa e acolhedora.
Conta sua lenda que, no
princípio, todas as árvores eram exatamente iguais, até que um dia
Deus conversando com elas, se propôs a fazer-lhes sua vontades. Assim é que cada árvore pediu a
Deus uma forma e uma aparência. Umas queriam ser grandes e fortes ;
outras baixas, outras cheias de frutas. É quando chegou a vez do Umbu,
respondeu ele a Deus, que gostaria de ter um corpo muito fraco mas se
possível, bem frondoso, para acolher, em sua sombra, os homens em busca
de repouso. Seu pedido foi atendido, mas Deus curioso,k quis saber porque
Umbu lhe pedira corpo fraco.
E a resposta foi a de
que não desejaria, jamais, que um dia sua madeira, fosse capaz class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
de ser utilizada como cruz no sacrifício de um santo. É por isso,
conta a Lenda, que o Umbu é assim.
2- Pesquisa
Pesquise árvores em seu
bairro.
Faça uma lista de árvores.
Se possível vá ao Jardim Botânico conhecer árvores raras e antigas.
3- Trovas class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
( Coro falado - Dividir a turma em vozes grossas e vozes finas. As trovas
serão lidas ora por um grupo, ora por outro).
Laranjeira - Laranjeira
pequenina
Carregadinha de flor
Eu também sou pequenina
class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">
Carregadinha de amor.
Miosótis - Flor pequena
e delicada
Miosótis da emoção
Neste buquê de duzentas
Vai todo o meu coração.
4- Conteúdo - Plantas
1- Partes da planta.
(figura)
As plantas são seres
vivos.
Como todo os seres vivos,
as plantas respiram e transpiram.
(figura)
Como as plantas se alimentam
?
As plantas verdes produzem
o seu próprio alimento por meio da fotossíntese.
A fotossíntese acontece
assim:
(figura)
Como as plantas se
reproduzem ?
Como todo ser vivo, as
plantas se reproduzem.
A maior parte das plantas
se reproduz a partir de sementes.
A semente de um fruto
tem origem na flor. A flor é, portanto, o órgão de reprodução da
planta.
O nascimento de uma planta
a partir da semente chama-se germinação. O feijão, o trigo, o milho
são plantas que nascem de sementes.
Há plantas que também
se reproduzem a partir de mudas. A roseira, a bananeira e a cana-de-açúcar
são plantas que se desenvolvem de mudas.
5- Plantas Medicinais.
Encontramos, pelo Brasil
afora, o emprego de certas plantas medicinais, remédios tirados de
folhas e de raízes em infusão. A utilização e o emprego da flora
medicinal, as descobertas químicas do princípio ativo de certas plantas,
para fins terapêuticos, coincidem com as tradições populares. Já
os índios (pajés) utilizavam cipós, frutas, cascas, folhas e raízes
para curar ferimentos, tratar as doenças, além de usá-los em festas,
como bebidas e comidas. De todas as bebidas as mais importantes, pela
extensão e valor, são o guaraná e o mate. Das raízes, a mandioca,
macaxeira ou aipim. O milho é utilizado na confecção de pratos saborosos
e nutritivos.
Quanto às plantas medicinais,
daremos alguns exemplos colocando, em primeiro lugar, os class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">males
a elas ligados. Eram assim e são ainda utilizados por muitos brasileiros.
A- Acne (espinha) - Colocar
sobre a espinha, folha de pimenteira verde aquecida no fogo.
B- Anemia - Chá de folha
de abacateiro, semente de abacate ralado e dissolvida na água class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">,
tomar também caldo de cana em jejum (colocando-se antes, no caldo,
pedaços de ferro e deixando no sereno algumas noites).
C- Bronquite - Suco de
erva de Santa Maria .
D- Cabelos (embelezamento)
- Esfregá-los com casca de melancia.
E- Constipação - Chá
de folha de pinhão roxo.
F- Conjuntivite - Molhar
os olhos com infusão de verônica.
G- Dor-de-Dente - Fumo
na cárie.
H- Inflamação de Garganta
- Mascar raiz de gengibre.
I- Insônia - Chá de
raiz de alface.
J- Impurezas no sangue
- Leite de coco, constantemente.
L- Impaludismos - Chá
de folha de amor crescido (erva rasteira).
M- Tosse Seca - Manga
em jejum.
N- Vermes - Sementes cruas
de mamão.
Responda :
1- No rio, ainda hoje,
usa-se dar chá à criança com sarampo. Qual a planta indicada?
R : Sabugo - chá de sabugueiro.
2- Qual a fruta da região
Amazônica, indicada para reumatismo ?
R:
3- Que planta é usada
para bochechos, depois que se arranca um dente ?
R: Rama de batata doce.
Atividade
Confecção de um
álbum de plantas medicinais.
1- Remédios feitos com
o caule da planta.
2- Remédios feitos com
a folha da planta.
3- Remédios feitos com
a semente da planta.
4- Remédios feitos com
a raiz da planta.
5- Remédios feitos com
a flor da planta.
O uso de plantas como
remédios não podem ser vistos de forma tão simples como nos exemplos
acima.
Da mesma forma que um
alimento pode tornar-se remédio, um remédio pode tornar-se veneno.
A diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem (quantidade class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">)
e na sensibilidade de cada um.
A dose do remédio somente
o médico pode determinar corretamente. Ele varia de pessoa para pessoa,
e depende também do peso de cada um.
Se nós mesmos prepararmos
os nossos remédios podem ocorrer dois erros :
* dose muito class="Normal__Char" style=" font-weight: normal;">pequena
= não faz o efeito necessário.
* dose muito alta = o
remédio funciona como veneno : faz mal, podendo causar até mesmo a
morte.
Não devemos, portanto,
tomar remédios sem orientação médica, nem fabricar remédios em
casa.