15/03/2010

Projeto Folclore (capa)

 

 

Projeto: FOLCLORE

 

 

 

 

Abrangência: 1o ao 4o termo da Educação

de Jovens e Adultos

 

 

 

              Duração: 2 meses

 

              Área do conhecimento: Ciências

 

              Escola: CEJA - Centro Educação Jovens e Adultos

 

 

              Elaborado por:               Andréa C. Soares Juarez

 

                                                        Angela Maria Ramos

 

                                                        Dulcinéia C. Dittrich

 

                                                        Elisabete Benjamin Rodrigues

 

                                                        Lúcia M. Doro dos Santos

 

                                                        Maria Fátima Zanini Toledo

 

                                                        Nilda Moreira R. Amador

 

                                                        Rosana C. Ribeiro

 

                                                        Sônia R. Berger Gonçalves

 

                                                        Celina Hojas Lofrano

 

 

 

 

 

Objetivos Gerais

 

 

 

              Em cada assunto do Ensino de Ciências teremos muitos objetivos diferentes, porém podemos resumi-los em quatro:

 

 

1) Preparar o aluno para entender o mundo que o cerca, levando-o a adquirir novos conhecimentos e formar conceitos sobre a natureza e suas aplicações na vida diária;

 

 

2) Cultivar no aluno a atitude de pesquisa, que possa tirar conclusões, libertando assim o que possuem interiormente;

 

 

3) Criar oportunidade para o aluno adquirir e desenvolver uma série de atitudes e hábitos que contribuam para a formação de cidadões participativos;

 

 

4) Cultivar o aluno a amar a natureza e o mundo que o rodeia.

 

 

 

Conteúdos

 

 

1- Animais

2- Aves

3- Vegetais

4-Alimentação

 

 

Estratégias

 

 

1- Texto

2- Dramatização

3- Paremiologia

4- Trovas

5- Adivinhações

6- Pesquisa

7- Confecção álbum e mural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os animais

 

 

1) Dramatização ( 1o e 2 o termo - a professora que fará a dramatização.

                               3 o e 4 o termo - será feita pelos alunos.)

 

 

Fábula: O jabuti e a caipora

 

 

              O jabuti entrou num oco de pau e começou a tocar a sua gaitinha. A caipora, lá de longe, ouviu e disse: ”Não pode ser outro senão o jabuti. Vou agarrá-lo.”

              Veio vindo. Parou perto do oco, a escutar.

              Li,ri,li,ri...

              Lá, ré, li, ri ...

              - Olá, jabuti!

              - Oi ! - respondeu o tocador da gaita.

              - Saia do buraco, jabuti, para vermos qual de nós tem mais força.

              O jabuti saiu, enquanto a caipora cortava o cipó.

              - Eu puxo uma ponta e você outra.

              - Eu em terra e você na água.

              - Pois vamos a isso, caipora.- respondeu o jabuti.

              O jabuti entrou na água e amarrou a ponta do cipó na rabo de um pirarucu, que é peixe de rio maior que há. A caipora, lá em terra, puxou o cipó, mas o pirarucu a arrastou para dentro do rio. O jabuti, que já estava em terra, bem escondido no mato, ria-se.

              Não podendo mais de tão cansada, a caipora gritou:

              - Basta jabuti ! Você venceu...

              O jabuti, sempre a rir-se, entrou na água e foi desatar o cipó do rabo do pirarucu. Em seguida voltou para terra.

              - Está cansado, jabuti ? - perguntou a caipora.

              - Cansado, eu ? Nem um tiquinho ! e a caipora viu mesmo que nem suado estava. Não teve remédio senão confessar que o jabuti era mais valente do que ela - e ela se foi muito desapontada.

 

 

2) Paremiologia dos animais.

 

              Alguns rifões, nos quais a filosofia simples do povo transmite a sua ironia, através de um bicho qualquer dos muitos com que a Mãe Natureza dotou a Terra.

     1o e 2o termo - a professora fará a leitura.

     3o e 4o termo - cada aluno receberá um rifão.

     1o ao 4o termo - cada aluno fará a sua interpretação ( oral e pessoal ).

 

1- Ainda que seja doce o mel, a mordidela da abelha é cruel.

2- Da mesma flor, a abelha tira o mel e a vespa o fel.

3- Das águias não nascem pombos.

4- Cavalo alazão, todos o querem, poucos o dão.

5- Uma andorinha só, não faz verão.

6- Em papos de aranha.

7- Anda em capa de letrado, muito asno disfarçado.

8- É má a ave que seu ninho suja.

9- Para quem é, bacalhau basta.

10- Em terreiro de galinha, barata não tem razão.

11- Do homem é o errar, e da besta o teimar.

12- Bezerrinha mansa em todas as vacas mama.

13- Dois bicudos não se beijam.

14- Se a barba fosse tudo, podia o bode pregar.

15- Boi solto, lambe-se todo.

16- Amarra-se o burro à vontade do dono.

17- Quem cabritos vende a cabra não tem, de algures lhe vem.

18- Não se amarra cachorro com lingüiça.

19- Andar para trás como caranguejo.

20- A primeira pancada é que mata a cobra.

21- Não há mato de onde saia coelho.

22- O corvo, mesmo lavado, não fica branco.

23- Macaco não enxerga seu rabo, mas enxerga o da cutia.

24- Um rato não faz sombra a um elefante.

25- Imita a formiga, se querer viver sem fadiga.

26- Cerca ruim faz o gado roceiro.

27- A galinha da vizinha é mais gorda que a minha.

28- À noite, todos os gatos são pardos.

29- Deixa estar, jacaré, que a lagoa há de secar.

30- Lobo não come lobo.

 

 

3) Adivinhações

 

     Brincar com os alunos de adivinhações.

     Propor que pesquisem novas adivinhações ligadas aos animais.

 

     Passeia na praça

     Não é estudante

     Canta de missa

     Sem ser sacristão

     Sabe da hora

     Mas da morte não.  (GALO).

 

 

     Formoso redoleiro

     Com todas as cores mudadas

     Atirando de pistola

     Como qualquer namorado.  ( PERU ).

 

 

     O que é, o que é

     Que antes de ser já era ?  ( PESCADO ).

 

 

 

 

 

 

4) Ponto - Os animais  ( 1o e 2o termo ).

 

     Os animais são classificados em 2 grupos.

     1- Animais invertebrados = são aqueles que não possuem coluna vertebral.

     2- Animais vertebrados = são aqueles que possuem coluna vertebral.

     Os animais vertebrados  dividem-se em:

     A) Répteis

     B) Peixes

     C) Aves

     D) Anfíbios

     E) Mamífero

 

 

ATIVIDADES.

 

1- Vamos fazer um mural:

a) animais vertebrados

b) animais invertebrados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Você sabe qual o nome de cada grupo desses animais?

    Para descobrir, basta organizar os cubos abaixo. ( 2o termo )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3- Complete a cruzadinha abaixo e descubra como se chamam os animais que não possuem coluna vertebral. ( 2 o termo )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução dos animais. ( 3 o e 4 o termo ).

 

              Para que nasça um novo ser, são geralmente necessários um macho (espermatozóide) e uma fêmea (óvulo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curiosidade - A maioria dos peixes é ovípara, com fecundação externa, isto é, a fecundação entre o óvulo e o espermatozóide ocorre no meio ambiente (água) . Mas algumas espécies são vivíparas, com fecundação e evolução internas, apresentando um órgão placentário que alimenta o embrião. Ex.: tubarões, cações e algumas espécies de raias.

 

 

2- Fecundação dentro do corpo da fêmea.

 

A) Evolução fora do corpo da fêmea - galinha .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Quando um espermatozóide penetra um óvulo, ocorre a fecundação. Dessa união surge um ovo, que se desenvolverá e formará um novo animal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              A fecundação poderá ocorrer dentro ou fora do corpo da fêmea.

 

1- Fora do corpo da fêmea - sardinha.

 

     A fêmea coloca seus óvulos na água. O macho se aproxima e espelha os espermatozóides. Ocorre a fecundação.

     Os ovos se desenvolvem e nascem outros peixes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Para que nasça um pintinho, é necessário que o galo e a galinha se unam. A fecundação ocorrerá dentro do corpo da fêmea.

              Depois, a galinha botará os ovos e os chocará durante 21 dias. Após esse tempo, os pintinhos quebrarão as cascas e sairão dos ovos.

 

 

B) Evolução dentro do corpo. O ser humano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Para que um bebê nasça, é necessário que o homem e a mulher se unam. Nesse momento ocorre a fecundação dentro do corpo da mulher.

              Pouco a pouco, o bebê irá se desenvolver. Ele ficará dentro da placenta, por onde receberá alimentos e oxigênio da mãe.

              Após nove meses o bebê está formado e ocorre o nascimento.

 

A metamorfose.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Alguns seres nascem muito diferentes de seus pais. É o que acontece, por exemplo, com os sapos e muitas espécies de insetos.

              Após o nascimento, os filhotes sofrem grandes transformações, ou seja, uma metamorfose.

 

Como respiram os animais.

 

              O ar é importante para todos os seres vivos. Animais e plantas aproveitam o oxigênio do ar, em um processo chamado respiração.

              No caso dos animais, a respiração pode ser feitas de maneiras diferentes.

              Veja quais são:

              1- Respiração através dos pulmões - homem - quaisquer animais das classes dos mamíferos, répteis e aves.

              2- Respiração branquial ( peixes ) . A água contém ar dissolvido. A água penetra pela boca e, ao passar pelas brânquias, o oxigênio é retirado, Em seguida, a água sai pelas fendas laterais.

              Nas águas poluídas, a redução da taxa de oxigênio dissolvido é o principal fator da morte das espécies aquáticas.

              3- Respiração através da traquéia. Os insetos e aracnídeos respiram por traquéias, tubos finos e ramificados que permitem a absorção do oxigênio do ar.

              4- Respiração através da pele. Minhocas e vermes absorvem o oxigênio através da pele .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aves

 

 

1- Lenda do João de Barro.

 

 

              Para os antigos indígenas, o casamento era um sério compromisso., Os jovens tinham que se submeter a diversas provas para merecer a pretendida. Vem daí a Lenda do Hogaraitay a que os brancos chamam João-de-Barro.

              Jaebé, filho de velho caçador, no desejo de casar com a jovem a quem se apaixonara, submeteu-se à última prova, depois de todas vencidas. Os índios o cobriram com forte manto de couro onde Jaebé teria que ficar nove dias, em jejum. No fim de nove dias, quando retiraram o manto de Jaebé notaram que ele havia se transformado em um João-de-Barro que é símbolo da vida doméstica. Solto ele voou a gritar:

              - Sou filho dos bosques e canto o hino do trabalho !

              No mesmo instante, sua noiva também se transformou em pássaro e acompanhou-o pelos ares, com gritos de alegria.

 

 

 

2- Artes Plásticas.

 

              Vamos tentar fazer com as mãos em barro, o que João-de-barro faz com seu bico.

 

 

 

3- Pesquisa

 

              Pesquisar outras lendas de aves como: Lenda da Gralha Azul, Lenda do Japim, Lenda do Chupim.

 

 

 

4- Conteúdo - Aves.

 

              As aves dominam o ar como ambiente físico, usando-o também para se locomoverem. São animais que voam. Elas também utilizam o solo para locomoção, mas não de forma tão eficiente . São poucas aves que não conseguem voar. É o caso da avestruz e da ema, que são robustas, bem desenvolvidas, de asas pequenas e pernas fortes.

 

Características das Aves

 

1- Animais vertebrados

 

2- Asas e penas.

              Asas são os membros anteriores, são consideradas como plano de sustentação (a passagem do ar pelas asas que cria a sustentação necessária ao vôo).

 

 

 

3- Bico = tem duas funções

    Boca = obtem o alimento

    Mão = alisa as penas, arruma o ninho e se defende.

 

4- Ovos = ovíparas

 

Atividade

 

              Confeccionar um mural com os pássaros brasileiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os vegetais

 

 

1- Lenda do Umbu.

 

              Umbu, é uma árvore muito conhecida no Sul pela sombra que oferece, frondosa e acolhedora.

              Conta sua lenda que, no princípio, todas as árvores eram exatamente iguais, até que um dia Deus conversando com elas, se propôs a fazer-lhes sua vontades. Assim é que cada árvore pediu a Deus uma forma e uma aparência. Umas queriam ser grandes e fortes; outras baixas, outras cheias de frutas. É quando chegou a vez do Umbu, respondeu ele a Deus, que gostaria de ter um corpo muito fraco mas se possível, bem frondoso, para acolher, em sua sombra, os homens em busca de repouso. Seu pedido foi atendido, mas Deus curioso, quis saber porque Umbu lhe pedira corpo fraco.

              E a resposta foi a de que não desejaria, jamais, que um dia sua madeira, fosse capaz de ser utilizada como cruz no sacrifício de um santo. É por isso, conta a Lenda, que o Umbu é assim.

 

 

2- Pesquisa

 

              Pesquise árvores em seu bairro.

              Faça uma lista de árvores. Se possível vá ao Jardim Botânico conhecer árvores raras e antigas.

 

 

3- Trovas ( Coro falado - Dividir a turma em vozes grossas e vozes finas. As trovas serão lidas ora por um grupo, ora por outro).

 

Laranjeira - Laranjeira pequenina

                     Carregadinha de flor

                     Eu também sou pequenina

                     Carregadinha de amor.

 

 

Miosótis - Flor pequena e delicada

                  Miosótis da emoção

                  Neste buquê de duzentas

                  Vai todo o meu coração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Conteúdo - Plantas

 

1- Partes da planta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              As plantas são seres vivos.

              Como todo os seres vivos, as plantas respiram e transpiram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como as plantas se alimentam ?

 

              As plantas verdes produzem o seu próprio alimento por meio da fotossíntese.

              A fotossíntese acontece assim:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como as plantas se reproduzem ?

 

 

              Como todo ser vivo, as plantas se reproduzem.

              A maior parte das plantas se reproduz a partir de sementes.

              A semente de um fruto tem origem na flor. A flor é, portanto, o órgão de reprodução da planta.

              O nascimento de uma planta a partir da semente chama-se germinação. O feijão, o trigo, o milho são plantas que nascem de sementes.

              Há plantas que também se reproduzem a partir de mudas. A roseira, a bananeira e a cana-de-açúcar são plantas que se desenvolvem de mudas.

 

 

5- Plantas Medicinais.

 

              Encontramos, pelo Brasil afora, o emprego de certas plantas medicinais, remédios tirados de folhas e de raízes em infusão. A utilização e o emprego da flora medicinal, as descobertas químicas do princípio ativo de certas plantas, para fins terapêuticos, coincidem com as tradições populares. Já os índios (pajés) utilizavam cipós, frutas, cascas, folhas e raízes para curar ferimentos, tratar as doenças, além de usá-los em festas, como bebidas e comidas. De todas as bebidas as mais importantes, pela extensão e valor, são o guaraná e o mate. Das raízes, a mandioca, macaxeira ou aipim. O milho é utilizado na confecção de pratos saborosos e nutritivos.

              Quanto às plantas medicinais, daremos alguns exemplos colocando, em primeiro lugar, os males a elas ligados. Eram assim e são ainda utilizados por muitos brasileiros.

 

A- Acne (espinha) - Colocar sobre a espinha, folha de pimenteira verde aquecida no fogo.

B- Anemia - Chá de folha de abacateiro, semente de abacate ralado e dissolvida na água, tomar também caldo de cana em jejum (colocando-se antes, no caldo, pedaços de ferro e deixando no sereno algumas noites).

C- Bronquite - Suco de erva de Santa Maria .

D- Cabelos (embelezamento) - Esfregá-los com casca de melancia.

E- Constipação - Chá de folha de pinhão roxo.

F- Conjuntivite - Molhar os olhos com infusão de verônica.

G- Dor-de-Dente - Fumo na cárie.

H- Inflamação de Garganta - Mascar raiz de gengibre.

I- Insônia - Chá de raiz de alface.

J- Impurezas no sangue - Leite de coco, constantemente.

L- Impaludismos - Chá de folha de amor crescido (erva rasteira).

M- Tosse Seca - Manga em jejum.

N- Vermes - Sementes cruas de mamão.

 

 

Responda:

 

1- No rio, ainda hoje, usa-se dar chá à criança com sarampo. Qual a planta indicada?

R: Sabugo - chá de sabugueiro.

 

 

2- Qual a fruta da região Amazônica, indicada para reumatismo ?

R:

 

3- Que planta é usada para bochechos, depois que se arranca um dente ?

R: Rama de batata doce.

 

Atividade

 

Confecção de um álbum de plantas medicinais.

 

 

1- Remédios feitos com o caule da planta.

2- Remédios feitos com a folha da planta.

3- Remédios feitos com a semente da planta.

4- Remédios feitos com a raiz da planta.

5- Remédios feitos com a flor da planta.

 

 

 

              O uso de plantas como remédios não podem ser vistos de forma tão simples como nos exemplos acima.

              Da mesma forma que um alimento pode tornar-se remédio, um remédio pode tornar-se veneno. A diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem (quantidade) e na sensibilidade de cada um.

              A dose do remédio somente o médico pode determinar corretamente. Ele varia de pessoa para pessoa, e depende também do peso de cada um.

              Se nós mesmos prepararmos os nossos remédios podem ocorrer dois erros:

              * dose muito pequena = não faz o efeito necessário.

              * dose muito alta = o remédio funciona como veneno: faz mal, podendo causar até mesmo a morte.

              Não devemos, portanto, tomar remédios sem orientação médica, nem fabricar remédios em casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alimentação

 

 

I- Introdução:

 

 

              É um dos fatores que serve para documentar, através de suas modalidades, o grau de civilização de um povo.

              No Brasil, como em qualquer parte do mundo, a alimentação depende, em grande parte, do meio em que se vive, isto é, do solo, da vegetação, dos animais, do clima e até dos próprios semelhantes.

              Daí os contrastes entre a alimentação do gaúcho, do amazonense, do nordestino, do caboclo do interior.

 

 

1- Região Norte

 

              São elementos básicos da alimentação:

- farinha de mandioca - conhecida como farinha da água.

- feijão.

- pirarucu - sabor idêntico com o bacalhau e de qualidade superior.

- peixe-boi - em conversa é chamado mexira.

- camarão.

-,tartaruga - fornece carnes e ovos. Com os ovos se faz a manteiga.

- castanha do Pará .

- e as frutas: bacuru, acaí e mangaba.

              Na Região Norte não se consume leite e carne bovina, apesar de haver na região dois importantes centros criadores do gado vacum: Rio Branco e a Ilha de Marajó.

 

 

2- Região Nordeste

              A Região Nordeste divide-se em 4 zonas de alimentação.

 

A) Zona dos Cocais - (Maranhão - transição da zona das secas e a zona do litoral-nordestino).

 

              A alimentação sofre influência das cozinhas européias, indiática e africana.

              Nas cidades se consome carne de vaca e no interior carne de porco.

 

Influência Africana:

- moqueca

-cuscá (farinha de mandioca, quiabo, caruru azedo da Guiné, gergilim torrado e reduzido à pó . Mistura essa que uma vez cozida é espalhada sobre o arroz, constituindo a chamado arroz de cuscá).

 

 

B) Zona das Secas (É a parte semi-áridas nordestinas. Piauí - Ceará - Rio Grande do Norte - Paraíba - Pernambuco - Metade de Alagoas - parte de Sergipe e norte da Bahia).

 

              Os elementos básicos da alimentação são:

- carne de vento (cabrito).

- farinha da água de mandioca.

-arroz.

-feijão.

-milho.

-cará.

-umbu.

-rapadura.

 

 

C) Litoral Nordestino (desde de porto de Natal até a Bahia).

 

              Os alimentos básicos são:

 

-farinha de mandioca.

-pesca.

-carne de sol.

-feijão.

-aipim.

-macaxeira.

-abóbora doce ou jerimum.

-frutas: banana, laranja, caju e goiaba.

 

              A população do mangues da cidade do Recife, substituem o leite da alimentação das crianças pelo caldo do caranguejo.

 

 

D) Recôncavo Baiano.

 

              É exclusivamente baiana com influência tipicamente africana, com uso largo de leite de coco e azeite de dendê.

              Os pratos típicos são:

- vatapá.

-caruru.

-zoro.

-acarajé.

-efó.

-mugunzá.

-angu.

-canjica.

 

 

3- Região Centro-Oeste e Sudeste.

 

              Apresenta como alimentos básicos:

-feijão.

-milho.

-arroz.

-mandioca.

-batata.

-legumes.

-carnes de boi e vaca.

-pão de trigo.

-leite.

 

 

4- Região Sul.

 

              A alimentação apresenta uma originalidade, qual a de possuir dois produtos tipicamente regionais, não encontrados nos demais pontos do país e o churrasco feito de carne de boi, o chimarrão feito de mate, ambos características do Rio Grande do Sul.

              A cuia é feita com a cabaça de um fruto denominado porongo.

              Por influência dos colonos estrangeiros (italianos, japoneses, alemães etc.) surgem aí os “pratos” e as “bebidas” das suas preferências:

-saque (japoneses)

-doces folheados e a cerveja (alemães).

              Ao lado desses surgem muitos outros alimentos:

-carne seca ou charque.

-peixe.

-camarão.

-milho.

-arroz

trigo.

-batata.

-legumes.

-frutas e o leite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades

 

 

1- 1o e 2 o termo - Monte o quebra-cabeça e forme o Brasil de acordo com as zonas de Alimentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3o  e 4o  termo - Pintar as zonas de alimentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Fazer um chimarrão, na sala de aula e distribuir. Estarão vivendo um costume da Região Sul.

 

 

3- Preparar pó de guaraná com água gelada e um pouquinho de açúcar. Estarão vivendo uma tradição da Região Norte.

 

 

II- Receitas de alguns pratos regionais.

 

 

                            Cada região apresenta pratos típicos com temperos especiais.

                            O brasileiro recebeu preceitos e ensinamentos culinários que rapidamente se divulgaram:

 

Portugueses - doce de ovos.

                            bacalhau acebolado.

                            caldos.

 

Indígenas - mandioca.

                            a gostar de milho em fubá ou canjica.

                            cará

                            cacau

                            amendoim

                            pimenta (crumari).

 

Negro Africano - azeite de dendê

                            farofa

                            vatapá

                            quibe.

 

 

A) Região Norte

 

                            Caldeirada de Pirarucu (Amazonas)

 

½ K. de pirarucu seco salgado

5 colheres (sopa) óleo

1 cebola grande picada

4 tomates, sem pele e semente

3 colheres (sopa) de cheiro verde picado

1 pimenta vermelha (Marupi)

2 xícaras de caldo de carne

½ quilo de mandioca (macaxera)

¼ de quiabo inteiro

¼ quilo de maxixes

½ de moranga (jerimum)

10 folhas de couve

 

 

 

              Deixe o peixe de molho para tirar o excesso de sal, refogue os pedaços do peixe no óleo, com cebola, tomates e deixe descansar.

              Em outra panela coloque o caldo de carne, macaxera, jerimum, quiabos, maxixes, as folhas de couve, os cheiros verdes e a pimenta Muripi. Em 20 a 30 minutos, quando estiver cozido, junte o pirarucu e deixe mais alguns minutos. Está pronta a caldeirada! Sirva-a com arroz branco.

 

 

B) Região Nordeste

 

                            Acarajé (Bahia)

 

3 K. de feijão fradinho

Azeite de dendê

Óleo

Pimenta Malagueta

4 dentes de alho

1 cebola grande ralada

 

              Colocar o feijão de molho na véspera. Descascar grão por grão, passando depois na máquina de carne. Temperar com sal e uma cebola ralada. Fazer bolinhas e fritar em azeite de dendê, bem quente. Misture o óleo com o azeite de dendê para render.

              Servir com o seguinte molho:

 

1 cebola ralada

4 galhos do coentro

1 pires (chá) bem cheio de camarões secos

1 xícara de azeite de dendê

sal.

              Socar o alho, a cebola ralada, a pimenta esmagada, o coentro bem batidinho e os camarões seco, passando na máquina.

              Misturar tudo bem e fritar no azeite de dendê até dourar.

 

 

C) Região Centro-Oeste

 

                            Acassá

 

              Deixa-se o milho de molho. Depois de macio, rala-se e passa-se na peneira.

              Cozinha-se a massa, até ficar um mingau grosso. Retiram-se pequenas porções, com uma colher de pau. Estas porções são envolvidas em folhas de bananeira (antes, aquecidas ao fogo.

 

 

 

D) Região Sudeste

 

                            Cuscuz de camarão (São Paulo)

 

              Umedecer a farinha de milho em água e sal. Fazer a parte um bom refogado para os camarões. Deixá-los cozinhar. Juntar a farinha de milho. Cozinhar separadamente ovos e palmitos e azeitonas picadas. Colocar no cuscuzeiro, em camadas a farinha com camarão, os palmitos com fatias de ovos e azeitonas. Repetir as camadas até acabar os ingredientes.

              Ferver o cuscuz em banho maria. Retirar o cuscuz para um prato e servir. O cuscuz deve sair como um bolo. Comê-lo com feijão muladinho.

 

 

E) Região Sul

 

                            Feijão tropeiro (Rio Grande do Sul)

 

½ K de feijão (cozido em panelão de pressão)

½ K. de lingüiça

6 ovos

2 maços de couve

1 xícara de farinha de mandioca

4 colheres de banha de porco

1 cebola batida

              Frite a lingüiça (antes fure-a toda com garfo). Derreta a banha, frite a cebola e jogue o feijão aos pouquinhos, machucando-o com colher de pau. Deixe ferver. Enquanto isso frite os ovos e passe a couve bem picadinha no óleo. Colocar no feijão mais ou menos uma xícara de farinha de mandioca.

              Arrumar tudo num prato e servir.

 

 

Atividades

 

1) Entrevistar os alunos de diversas regiões para saber outras comidas típicas de sua região.

 

2) Debate: Quais as comidas e bebidas brasileiras que mais aprecio ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III- Paremiologia na culinária

 

              Em torno da alimentação, culinária, utensílios etc. estão ligados vários provérbios. Não se referem a simples citações, mas a sábias observações do povo.

 

01- A laranja pela manhã é ouro, ao meio dia é prata, à tarde mata.

02- Alho e pimenta, o fartio ausenta.

03- Azeite, vinho e amigo; o mais antigo melhor.

04- Caldo requentado faz mal a doente.

05- Em casa onde não há pão, todos falam e ninguém tem razão.

06- O peixe morre pela boca.

07- Queijo é fluxo, manteiga foz de fluxo.

08- Língua não tem osso, nem banana tem caroço.

09- Ovos e juras são feitos para quebrar.

10- Pão, pão; queijo, queijo.

11- Quem dá o pão, dá o ensino.

12- Vinho pela cor, pão pelo sabor.

 

 

                                          Atividades

 

1) 1o  e 2o  termo - Ilustrar os provérbios citados com gravuras ou desenhos.

 

3o e 4o  termo - Faça uma redação com os provérbios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV- Textos - A nutrição

 

 

              Para nutrir, isto é, para alimentar o nosso corpo, precisamos de alimentos saudáveis e variados.

              Os alimentos podem ser classificados em:

 

A) Alimentos construtores - são alimentos que ajudam a construir o corpo. Eles são necessários principalmente, na época do crescimento. Eles contém proteínas.

              Ex.: carne, feijão, ovos, leite etc.

 

B) Alimentos energéticos - são alimentos que dão energia ao corpo. Eles contém açúcares e gorduras.

              Ex.: batata, mel, coco, leite, arroz, aveia etc.

 

C) Alimentos reguladores ou protetores - são alimentos que protegem o corpo e ajudam no seu bom funcionamento. Contém vitaminas e sais minerais.

              Ex.: frutas, verduras, queijo, leite, fígado, rins, peixes etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Higiene Alimentar

 

 

              Ter uma boa higiene alimentar significa ter bons hábitos de alimentação.

 

* comer alimentos construtores, energéticos e protetores.

* alimentar-se nas horas certas.

* mastigar bem os alimentos.

* comer verduras cruas e frutas.

* evitar gulodices.

* beber água filtrada ou fervida.

 

              O cuidado com os alimentos e com o seu preparo faz parte da boa higiene alimentar.

              Assim é preciso:

* cozinhar  bem a carne, arroz, feijão e ferver o leite.

* lavar bem as frutas e as verduras.

* conservar os alimentos em lugares frescos e fora do alcance das moscas e dos outros insetos.

              A falta de alimentos ou má alimentação causa desnutrição.

              A desnutrição prejudica o crescimento, provoca doenças e pode até causar a morte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V- Passatempo

 

 

1) Cruzadinha.

 

 

A- O maior peixe de água doce do Amazonas.

B- O doce típico do Ceará.

C- A bebida tradicional no Rio Grande do Norte.

D- O nome típico da moranga no Região Norte.

E- O nome típico da mandioca na Região Norte.

F- O nome comum da Pimenta vermelha no Amazonas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Caça-Palavras

 

              Procurar no caça-palavras 9 pratos regionais.

 

A- Pato no tucupi (Amazonas).

B- Moqueca de peixe (Bahia).

C- Vatapá (Bahia).

D- Barreado (Paraná).

E- Guando cozido (Rio de Janeiro).

F- Ovos à boiadeiro (Centro-Oeste).

G- Churrasco (Rio Grande do Sul).

H- Canjica (Bahia).

I- Cuxá (Região Norte).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Jogos de 7 erros.

 

              Vamos localizar as setes diferenças existentes entre os gaúchos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Ajude a baiana a chegar ao seu acarajé.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dobradura:

 

              A arara gosta de sementes.

 

              Como fazer a arara?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Faça os olhos e as penas da arara.

              Depois as penas de azul, amarelo, vermelho e verde.

 

              A realização da dobradura da arara proporciona excelente oportunidade para momentos de conscientização ecológica sobre a importância da preservação das espécies.

              A cada ano cerca de três milhões e meio de pássaros são capturados vivos nas florestas tropicais. A arara é um deles. Para sua beleza exótica, é capturada para servir como animal doméstico ou para uso de suas penas como adorno.

              Principais dados sobre as araras:

* pertencem à família do papagaio.

* vivem na América do Sul, América Central e nas Antilhas.

* coloração brilhante, com penas azuis, vermelhas, amarelas e verdes.

* bicos poderosos para abrir grandes castanhas.

* fazem ninhos nas árvores e põem ovos brancos.

* correm risco de extinção.