MEIO AMBIENTE: CONHECER E PRESERVAR
Período: o ano todo
Justificativa:
A discussão do tema preservação ambiental, se torna cada vez mais pertinente ao espaço escolar desde as primeiras séries do ensino fundamental.
É urgente que as questões como escassez dos recursos naturais, distribuição da riqueza e da terra seja amplamente discutida por toda a sociedade.A escola, como espaço privilegiado de democratização do saber, tem papel imprescindível neste processo de conscientização e proposta de alternativas.
Objetivos
• Desenvolver conceitos, valores e atitudes favoráveis à preservação do meio ambiente;
• Compreender que o reaproveitamento de materiais gera economia da energia que é gasta na produção de novos utensílios;
• Compreender que a reciclagem de materiais gera economia dos recursos naturais utilizados como matéria-prima;
• Compreender que o reaproveitamento e a reciclagem evitam que materiais como plástico, vidro e alumínio sejam jogados na natureza e poluam o ambiente por décadas, séculos ou milênios;
• Estimular toda forma de economia: alimentos, água, energia elétrica, combustível, objetos como papel, etc;
• Conhecer que alguns produtos e objetos tais como inseticidas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, possuem materiais tóxicos que contaminam o Meio Ambiente.
• Explorar as possibilidades de reaproveitamento criativo de materiais como utensílios descartáveis de plástico, vidro ou alumínio; papelão, papel etc.
• Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas.
• Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
Recursos:
• Textos literários
• Textos informativos
• Matrizes para confecção de jogos
• Fita de vídeo
• CD com músicas
• Folhetos
• Cartazes
• Livros de Literatura Infantil
• Jornais
• Aparelho de CD
• Vídeo cassete
• Cartolina / papel cartão
• Sucatas diversas
ESTRATÉGIA:
Momento da sensibilização para o tema, onde diversos recursos podem ser usados para que as crianças conheçam o meio em que vivem, reconheçam a necessidade da preservação do meio.Desta sensibilização dependerá o envolvimento do grupo no projeto, além da definição dos caminhos a serem percorridos durante a pesquisa.
As crianças serão levadas a refletir sobre as conseqüências de suas pequenas ações cotidianas que contribuem para o desequilíbrio ecológico, escassez dos recursos naturais e, em última instância, a destruição do planeta.
É importante que as crianças percebam que por trás de pequenas ações praticadas irrefletidamente, podem surgir grandes problemas.
Podemos citar alguns exemplos e outros podem ser pesquisados:
Culminância:
Esta será a etapa final onde todo o conhecimento pesquisado deverá ser organizado e transformado em produto final.
É importante que as crianças proponham alternativas para os problemas detectados ao longo da pesquisa.
Estas alternativas podem ser expressas através de produtos de vários tipos.
Ex: Feiras Pedagógicas ou de Ciências
Folhetos
Cartazes
Livros
Apresentações utilizando as diversas linguagens artísticas, etc.
AVALIAÇÃO: Observação direta e constante do professor durante todas as etapas de execução do projeto sobre o desempenho dos alunos nas atividades individuais, em duplas e em grupos.
SUGESTÃO:VISITA AO PLANETÁRIO E A ALGUM POLO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, ESGOTO OU LIXO
2