18/03/2010

PROJETO D[1]..

 

MEIO AMBIENTE: CONHECER E PRESERVAR

 

Período: o ano todo

  Justificativa:

A discussão do tema preservação ambiental, se torna cada vez mais pertinente    ao espaço escolar desde as primeiras séries do ensino fundamental.

É urgente que as questões como escassez dos recursos naturais, distribuição da riqueza e da terra seja amplamente discutida por toda a sociedade.A escola, como espaço privilegiado de democratização do saber, tem papel imprescindível neste processo de conscientização e proposta de alternativas.

 

  Objetivos

• Desenvolver conceitos, valores e atitudes favoráveis à preservação do meio ambiente;

• Compreender que o reaproveitamento de materiais  gera economia da energia que é gasta na produção de novos utensílios;

• Compreender que a reciclagem de materiais gera economia dos recursos naturais utilizados como matéria-prima;

• Compreender que o reaproveitamento e a reciclagem evitam que materiais como plástico, vidro e alumínio sejam jogados na natureza e poluam o ambiente por décadas, séculos ou milênios;

•  Estimular toda forma de economia: alimentos, água, energia elétrica, combustível, objetos como papel, etc;

• Conhecer que alguns produtos e objetos tais como inseticidas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, possuem materiais tóxicos que contaminam o Meio Ambiente.

• Explorar as possibilidades de reaproveitamento criativo de materiais como utensílios descartáveis de plástico, vidro ou alumínio; papelão, papel etc.

              Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas.

              Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.

 

Recursos:

• Textos literários

• Textos informativos

• Matrizes para confecção de jogos

• Fita de vídeo

• CD com músicas

• Folhetos

• Cartazes

• Livros de Literatura Infantil

• Jornais

• Aparelho de CD

• Vídeo cassete

•  Cartolina / papel cartão

• Sucatas diversas

 

ESTRATÉGIA:

Momento da sensibilização para o tema, onde diversos recursos podem ser usados para que as crianças conheçam o meio em que vivem, reconheçam a necessidade da preservação do meio.Desta sensibilização dependerá o envolvimento do grupo no projeto, além da definição dos caminhos a serem percorridos durante a pesquisa.

As crianças serão levadas a refletir sobre as conseqüências de suas pequenas ações cotidianas que contribuem para o desequilíbrio ecológico, escassez dos recursos naturais e, em última instância, a destruição do planeta.

É importante que as crianças percebam que por trás de pequenas ações praticadas irrefletidamente, podem surgir grandes problemas.

Podemos citar alguns exemplos e outros podem ser pesquisados:

 

Culminância:

Esta será a etapa final onde todo o conhecimento pesquisado deverá ser organizado e transformado em produto final.

É importante que as crianças proponham alternativas para os problemas detectados ao longo da pesquisa.

Estas alternativas podem ser expressas através de produtos de vários tipos.

Ex: Feiras Pedagógicas ou de Ciências

Folhetos

Cartazes

Livros

Apresentações utilizando as diversas linguagens artísticas, etc.

 

AVALIAÇÃO: Observação direta e constante do professor durante todas as etapas de execução do projeto sobre o desempenho dos alunos nas atividades individuais, em duplas e em grupos.

 

SUGESTÃO:VISITA AO PLANETÁRIO E A ALGUM POLO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, ESGOTO OU LIXO

2