25/03/2010

projeto é tempo de bola EI

ESCOLA –

SÉRIE – Jardim I

DATA –

PROFESSORAS –

COORDENADORA –

JUSTIFICATIVA:

Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.

OBJETIVO GERAL:

Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.

• Aprender novas brincadeiras.

• Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 01

A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.

Atividade 02

No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.

Atividade 03

Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.

Atividade 04

Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.

Atividade 05

Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.

Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.

Atividade 06

Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.

Atividade 07

Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.

Atividade 08

Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.

Atividade 09

Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;

Desenhos

Atividades com argila

Bolas de papel amassado

Técnicas de arte com pecas etc.

AVALIAÇÃO:

Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria

Sugestões de Atividades utilizando o site www.aprendebrasil.com.br para a

Copa do Mundo 2006:

1- site www.aprendebrasil.com.br: clicar em Especial Copa do Mundo 2006 e

clicar nos continentes para ampliar e depois nos países para saber quais vão participar da copa;

2- site www.aprendebrasil.com.br: clicar em Especial Copa do Mundo 2006 -

pesquisa específica - site oficial da copa > diversão e jogos > jogo da

memória;

3- site www.aprendebrasil.com.br: clicar em Especial Copa do Mundo 2006 -

pesquisa rápida - em sites avaliados na pág.6, clicar no item 176 " Copa do

Mundo" em que o Menino Maluquinho, comenta sobre o surgimento da Copa e as participações do Brasil nas Copas;

4- site www.aprendebrasil.com.br: clicar em Especial Copa do Mundo 2006 -

pesquisa específica - site oficial da copa > fotos > galeria de fotos da

Alemanha;

5- site www.aprendebrasil.com.br: clicar em informe-se - "Entendendo a Copa

do Mundo de Futebol - Brasil"