25/03/2010

projeto eu e o meio que vivo

Professora :

Turma : maternal ii

TEMA

Eu e o meio em que vivo

PROBLEMATIZAÇÃO

Projeto Institucional

OBJETIVOS GERAIS

· Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.

· Adquirir conhecimentos das partes do corpo, identificando e nomeando-as

JUSTIFICATIVA

A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.

As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.

CONTEÚDOS

ATITUDINAIS

· Levar a criança a refletir ajudando-a a pensar;

· Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;

· Conhecer o nome da criança;

· Identificar o próprio nome e o do colega;

· Conversar sobre quem faz parte da família;

· Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;

· Conhecer o próprio corpo;

PROCEDIMENTAIS

· Registro das partes do corpo (contorno das crianças com giz no chão)

· Colagem sobre um grande boneco de papel (identificar os olhos, a boca, o nariz, braços, penas etc...)

· Músicas que falem do nosso corpo e cuidados com ele;

· Mural com fotos da família;

· Confecção de uma “carteira de identidade”;

· Trabalhar a parlenda: “Sou pequenininho do tamanho de um botão...”( desenvolver a linguagem oral);

· Brincar de casinha dramatizando situações familiares;

· Dobradura representando a escola;

· Música “ A casa” Vinícius de Morais;

· Literatura Estória do Bonequinho Doce;

· Confecção de um álbum com algumas atividades desenvolvidas e ao final mostrar às crianças e relembrar cada passo do nosso projeto, assim elas poderão dar suas opiniões sobre o que mais gostaram, o que menos gostaram....

CONCEITUAIS

· Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;

· Estabelecer relação com a escola e a família;

· Fazer com que a criança seja capaz de perceber-se como um ser social e que possui uma história;

· Ampliar o vocabulário;

· Explorar diferentes afazeres artísticos, desenhando, colando e pintando;

DURAÇÃO

Aproximadamente três meses

AVALIAÇÃO

Contínua e processual