25/03/2010

Projeto Festa Junina

Projeto Festa Junina

EMEI “Valéria de Oliveira Asenjo”

Turma: Toda escola

Professoras responsáveis: Denise e Vanessa

Duração: Mês de Junho

1.Justificativa:

1.1 A festa junina, principalmente na educação infantil, deve visar o resgate da tradição , do significado cultural desta festa, onde na verdade, se comemorava na roça, o solstício de inverno, que era o início da colheita de grande parte dos alimentos, simbolizando a fertilidade da terra.

Nessa mesma ocasião, os agricultores também comemoravam a fertilidade da mulher, aproveitando o momento para a realização de casamentos, sendo alguns motivos e crenças religiosas acrescentadas nas festas.

1.2 justifica-se também no momento desta comemoração, desenvolver o gosto por músicas, comidas e a tradição junina, bem como a realização da socialização escola/comunidade em suas diversas representações culturais.

2. Objetivos:

O resgate das tradições Juninas, e a integração da comunidade escolar de maneira saudável, alegre e responsável.

3. Conteúdos:

3.1 Conceituais:

•Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
• Conhecer costumes e tradições das festas juninas.

·Desenvolver o senso social e de boa convivência

3.2 Procedimentais:

· Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

•Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele;
•Leitura por ajuste com o tema da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.
•Ensaio de dança/quadrilha;
•Confecção de convites p/festa;
•Confecção de balões de papel;
•Símbolos e origem da festa;

•Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;
•Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.
•Jogo de bingo;
•Receitas com rótulos;
•Confecção de decoração;

•Localizar no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;
•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;
•Brincadeiras de roda;
•Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;

3.3 Atitudinais

· Conhecer a festa Junina como parte da cultura do nosso povo

· desmistificar esta festa como uma comemoração religiosa.

· Conscientizar do perigo de bombas, fogueiras, e queimadas.

· Fazer com que a criança pense no uso comercial para a venda de iguarias para a festa que servem apenas para o comércio e o consumismo.

· Conscientizar os alunos que os verdadeiros alimentos originais juninos são aqueles produzidos pela terra: Amendoim, pipoca,milho, batata-doce, abóbora, canjica, e seus derivados: Bolo de fubá, de milho de mandioca, paçoca, pé-de-moleque, doce de batata, de abóbora, pamonha, curau, cuzcuz...

· Fazer a criança refletir sobre as diferenças ,culturais e sobre a ridicularização das vestimentas e indumentárias juninas.

· Que a criança seja capaz de entender que o objetivo da escola em relação á festa Junina não é religioso, mas sim uma forma de propagação das tradições folclóricas do nosso país.

· Que entenda e propague aquilo que aprendeu.

4. ÁREAS DO CONHECIMENTO

ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.

  • Correspondência
  • Seqüência de figuras
  • Idéia de quantidade
  • Classificação
  • Bingo de palavras ou figuras.
  • Estatísticas (resultados da pesquisa)

ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:

ORAL:

  • Utilização adequada da linguagem oral, através de conversas sobre o tema da festa.
  • Recontar estórias.
  • Relatar experiências vividas.
  • Crachá.
  • Explicação da simbologia, história da festa, questionamentos.
  • Conversas .
  • Criação de estórias.
  • Dramatizações.
  • Pesquisas.
  • Leitura por ajuste
  • Listas de palavras
  • Pseudoleituras

ESCRITA:

  • Elaboração de textos espontâneos.
  • Aproximação da escrita.
  • Crachás.
  • Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.
ÁREA DAS ARTES VISUAIS

Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :

· Dobraduras

· Decoração da escola

· Confecção de convites

· Recorte e colagem.

· Jogos.

· Brincadeiras.

· Rotina diária.

· Cartazes.

ÁREA DO MOVIMENTO
  • Jogos.
  • Danças típicas
  • Brincadeiras

Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.

ÁREA MUSICAL.

  • Músicas que possam se adequar aos temas.
ÁREA DE NATUREZA
  • Mudança de hábitos.
  • Vídeos instrutivos.
  • Pesquisas .
  • Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).

ÁREA DE SOCIEDADE

  • Construção de regras.
  • História das festas Juninas
  • Conhecimento dos Costumes e tradições juninas
  • Regionalismos e diferenças culturais.
  • Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)

ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA

  • Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades, desenvolvendo criticidade em relação ao mundo.
  • Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
  • Relacionar as festas juninas com a história de nossa geração.
  • Ser feliz.

FESTA JUNINA

Local: Emei ....

Dia:

Período da manhã: Início:

Término:

Período da Tarde: Início:

Término:

A Decidir:

  • Quais barracas?
  1. pesca
  2. argola
  3. boca do palhaço
  4. rabo da vaca
  5. bola na lata
  • Responsáveis pelas barracas
  • Decoração (20 flores de crepom para cada prof?)
  • Qual convite faremos?
  • Traremos uma assadeira de bolo de fubá?
  • Sacolinhas e fichas? ( fichas de cores diferentes para cada barraca, onde a criança vai trocar como se fossem dinheiro, ou seja, barraca do cachorro-quente a ficha é vermelha etc... A sacolinha é para que coloquem as guloseimas que forem trocando pelas fichas).