09/03/2010

Projeto Jornal

 

Projeto: Jornal

 

1- NOME DA ESCOLA:

2- SÉRIE: 3ª série

3- TEMA: Jornal

4-  APRESENTAÇÃO:

Quando observamos nossos alunos e avaliamos o quanto cada um já sabe antes de introduzirmos o novo conceito em sala de aula. Devemos colocar em prática o princípio de que é preciso compreender a ação do sujeito no processo de aquisição do conhecimento.

5- JUSTIFICATIVA:

O Modo em que o professor irá mediar o aprendizado dos alunos e os recursos que serão utilizados é também de suma importância.

É por esta razão que surgiu a idéia junto aos alunos de confeccionar um jornal, pois é uma atividade interessante, capaz de mobilizar a escola inteira, além de envolver todas as disciplinas.

6- INTRODUÇÃO:

Os diferentes tipos de mídias (computador, internet, e principalmente os impressos tais como os jornais e revistas), fazem parte do dia-a-dia do aluno e assim professor tem que estar atento a estes avanços tecnológicos.

O aprendizado é essencial para o desenvolvimento do ser humano e se dá, sobretudo pela capacidade de pesquisar, ler, compreender e refletir sobre o próprio aprendizado.

E aí que entra as mídias que dão suporte a este aprendizado de maneira satisfatória. As atividades correlacionadas as estas mídias, devem levar as crianças a pensarem e assim encontrarem alternativas para resolvê-las.

7- OBJETIVOS:

·       Introduzir o material impresso: Jornal,Revista, Charges;

·       Possibilitar atividades nas diversas áreas do conhecimento, constituindo-se em um rico material para o trabalho pedagógico;

·       Fazer com que o aluno participe da elaboração de um jornal para melhor compreender o que significa, percebendo a se mesmo e a comunidade como agentes de sua própria história;

·       Levar o aluno a trabalhar em equipe, organizando as idéias, redigir as notícias e digitar as informações;

·       Trabalhar a interdisciplinaridade;

8- METODOLOGIA

A escola em que leciono, dispõe de apenas um computador para atender todas as turmas. Sendo assim, para a produção do jornal vamos dispor de computadores dos próprios alunos, dividindo entre eles as tarefas.

A divisão será feita da seguinte forma: editores, repórteres, redatores e diagramadores.

As áreas que trabalharemos serão específicas: Saúde, Educação, Esportes, e curiosidades.

Os repórteres são aqueles que vão atrás das notícias, entrevistando pessoas e investigando o assunto pesquisando em textos, livros e internet.

O texto que do repórter passa para o redator que vai ler fazer correções e deixar o texto pronto para o jornal.

Depois disso é a vez do diagramador que devem ser os alunos que tenham facilidade e habilidade de desenhar, pois são eles que vão ilustrar os fatos em cada página. Olhar revistas, jornais e montar o layout.

Devemos selecionar as notícias procurando algo que interesse aos leitores. Como os leitores são os próprios alunos, abordaremos temas do tipo: competições, dicas para fazer avaliações, informações de interesse geral, fazer campanhas educativas, ecológicas, lugares interessantes para passeios.

9- INTERDISCIPLINARIDADE

A interdisciplinaridade acontecerá na medida em que o projeto for sendo desenvolvido

·       Português: Leitura, interpretação, produção oral e escrita;

·       Matemática: Geometria;

·       Ciências: Educação Ambiental;

·       Geografia: As noções sobre o espaço geográfico ocupado pelos alunos;

·       História: Levantamento histórico sobre o surgimento das mídias impressas;

10- RESULTADOS ESPERADOS

Com este projeto, pretende-se, com que os alunos passem a ter interesse pela leitura de jornais, revistas, tornando-se leitores e obtendo conhecimento dos problemas sociais os quais eles vivenciam em seu cotidiano.

Aprendam a relacionar com os colegas, trabalhando em equipe.

E finalmente percebam as importâncias das mídias os meios de comunicação para vida do ser humano.

11- TEMPO PREVISTO

O tempo previsto para o desenvolvimento deste projeto é de aproximadamente 2 (dois) meses

12- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os Educandos serão avaliados a medida em que as pesquisas forem desenvolvidas, entrevistas, redação, divulgação e distribuição do jornal.

13- FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO

Divulgação e distribuição do jornal, na comunidade escolar e em suas casas