09/03/2010

Projeto_Jornal_na_Sala_de_Aula

Escola de Ensino Fundamental e Médio - Dr. Brunilo Jacó

Prof. Maria José Bandeira e Teresinha Mateus de Oliveira

Redenção – CE

 

 

FINALIDADE DAS ATIVIDADES

 

Þ Possibilitar ao professor oportunidades para subsidiar trabalhos mais criativos, menos cansativos, com conteúdos simples e acessíveis.

Þ Utilizar o jornal como material didático na resolução de atividades.

Þ Incentivar professores e alunos a leram jornais "Diário do Nordeste" com mais atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos).

Þ Valorizar um material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.

Þ Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.

Þ Desenvolver o lúdico, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia do prazer.
Þ Resgatar a auto-estima do aluno.

Þ Utilizar textos pequenos e agradáveis para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.

Þ Incentivar professores e alunos a buscarem novas dinâmicas de acordo com as atividades propostas.

Þ Estimular professores na adaptação das atividades (se ele é do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio) a escolha é dele.

Þ Ler o jornal e verificar se nos textos existem palavras que o povo usa, se há presença de gírias, se existem palavras que são rebuscadas nos livros didáticos, técnicos, científicos e que sejam usadas em ocasiões formais.

Þ Identificar se o texto usa uma linguagem popular ou a linguagem culta.

Þ Verificar a presença no texto de frases que tenham o sentido denotativo e conotativo.

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

 

1- Pesquisar frases: históricas, filosóficas e religiosas conhecidas no Brasil e no mundo.

2- Colocar o nome do autor e algumas informações sobre sua vida.

3- Confeccionar um mural com frases de otimismo.

 

HORÓSCOPO DA AMIZADE

 

1- Escolha a pessoa que você mais gosta da classe.

2- Leia os signos do jornal.

3- Veja qual o signo do seu amigo, trace o seu perfil (qualidades, sonhos, objetivos e realizações).

4- Apresente o seu amigo na classe.

5- Escolha os melhores signos (trabalhos).

6- Elabore o "horóscopo da amizade".

7- Expor na classe.

 

 

 

 

 

 

 

TRABALHANDO COM FOTOGRAFIAS – PAISAGENS

 

1- Que emoção a foto desperta em você?

2- Que recordações?

3- Observe minuciosamente a cena retratada.

4- Qual é o tema da foto?

5- Desenvolva o tema.

6- Selecione outras fotos de jornal que você tenha bastante interesse (praias, lagos, cidades, paisagens).

7- Faça uma exposição das mais belas fotos.

 

MANCHETES

 

1- Trabalhar os termos essenciais da oração: sujeito e predicado.

2- Criar uma nova manchete.

3- Classificar os tipos de sujeito.

4- Classificar os tipos de predicado.

5- Formar outras frases com recortes de jornal onde se identifiquem os tipos de predicado.

6- Elaborar textos tendo como títulos as manchetes.

 

COMO TRABALHAR CLASSIFICADOS

 

1- Que são classificados?

·        Para que serve essa sessão?

·        Quem lê os classificados?

·        Como os anúncios estão divididos?

2- Por que os classificados são escritos com poucas palavras e muitas abreviaturas?

3- Que anúncio chamou mais sua atenção? Por que?

4- Trabalhar a voz passiva pronominal. Aluga-se casa para temporada.

Aluga-se carro para passeio.

5- Criar um anúncio poético (sonhos, esperanças, alegrias).

6- Criar classificados pessoais (colegas, pais, namorados, professores).

 

Exemplo: Luís, parabéns! Espero que neste 12/06/ você esteja muito feliz e ao meu lado. De quem te adora._________________________