25/03/2010

PROJETO MEIO AMBIENTE

PROJETO MEIO AMBIENTE

Justificativa:

O referido projeto surge da necessidade urgente de se discutir os problemas a cerca da destruição da natureza, responsáveis pela escassez dos seus recursos, bem como outras conseqüências desastrosas.

Tendo em vista a influencia negativa que o homem tem exercido sobre o planeta, faz-se necessário analisar as maneiras possíveis de reverter a quadro alarmante apresentado atualmente.

Objetivo geral:

Inserção do tema transversal – meio ambiente – na educação infantil e no ensino fundamental a fim de que o aluno perceba-se parte integrante e transformadora do mesmo.

Objetivos específicos:

a) Percepção das inter-relações entre o meio ambiente e o seu cotidiano;

b) Educar as novas gerações na formação de valores, princípios e atitudes;

c) Sensibilizar as crianças e os jovens a mudarem seu comportamento em relação ao meio ambiente, tendo como perspectiva que, no futuro, isso possa representar uma possibilidade de reverter parte do atual quadro de degradação ambiental;

d) Contemplar a abordagem de questões ambientais relevantes, no âmbito da escola, da comunidade, da cidade, da região, do país e do mundo.

Sub-temas propostos:

  • Animais: aquáticos, terrestres, ameaçados de extinção;
  • Plantas: utilidades, tipos de plantas, espécie em extinção;
  • Poluição das águas;
  • Poluição do ar;
  • Lixo: problemas causados, aproveitamento – reciclagem;
  • Aquecimento global – efeito estufa;
  • Profissões ligadas a natureza: biólogo, oceanógrafo, técnico rural, veterinário, agrônomo...;
  • Desmatamento;
  • Projetos ambientais: projeto Tamar, Baleia Jubarte, S.O.S. Mata Atlântica;
  • As reservas naturais baianas: Parque de Pituaçu, Chapada Diamantina;
  • Ciclo da água na natureza;
  • Transposição do Rio São Francisco.

Desenvolvimento:

  • Abertura do projeto: evento com música e exposição sobre o assunto:
  • Levantamento dos conhecimento prévio dos alunos a respeito dos temas e sub-temas a serem trabalhados;
  • Aulas expositivas sobre os diversos sub-temas.

Língua portuguesa:

  • Leitura de texto diversos: livros, revistas, jornais, mensagens...;
  • Trabalho com musicas, analise de letras e de suas mensagens;
  • Exibição de filmes envolvendo o tema com o reconto oral e escrito;
  • Construção de cartazes e painéis sobre os temas trabalhados;
  • Construção de um dicionário ecológico ilustrado;
  • Leitura de encartes educativos de ONGs ambientais;
  • Construção do mascote envolvendo a 3° series – com concursos / eleição, trabalho com sucata;

Matemática:

  • Analise de gráficos com representações sobre o desmatamento, queimadas, animais extinto;
  • Construção de gráficos com animais da turma, tempo do banho, escovação...;
  • Resoluções de problemas envolvendo aspectos ambientais
  • Gráficos abordando o efeito estufa.

Historia / geografia:

  • Apresentação das características do meio urbano e meio rural;
  • A vida no campo com suas especificidade. a vida urbana com o acesso aos produtos industrializado e estila de vida de ambos;
  • Leitura de texto sobre o efeito estufa e o aquecimento global;
  • Exibição do filme “Terra doente”;
  • Dramatizar um noticiário sobre poluição: causas, conseqüência e prevenção;
  • Confecção da praia que eu quero (baseando no projeto “Azul-verão”);
  • Construção do Rio São Francisco na área externa com a 4° série – campanha contra a transposição do Rio São Francisco.

Ciências:

  • Construção de aquário. Terrário;
  • Exibição do filme “Procurando Memo” – comentário sobre a vida marinha;
  • Trabalhos com músicas: “Planeta água”, “Xote ecológico”...;
  • Exibição DVD Coleção BARSA: animais e plantas;
  • Organização de horta com variados tipos de plantas: tomate, hortaliças;
  • Analise de fotografias de animais com percepção de características;
  • Pesquisas em revistas: Ciência Hoje, Veja...;
  • Exibição do DVD sobre efeito estufa;
  • Construção do planeta Terra ( bola de isopor e tintas);
  • Construção do livro de receitas Medicinais.

Obs.: A culminância será acordada posteriormente com os professores de acordo com as expectativas de cada um.