PROJETO MEIO AMBIENTE
Justificativa:
O referido projeto surge da necessidade urgente de se discutir os problemas a cerca da destruição da natureza, responsáveis pela escassez dos seus recursos, bem como outras conseqüências desastrosas.
Tendo em vista a influencia negativa que o homem tem exercido sobre o planeta, faz-se necessário analisar as maneiras possíveis de reverter a quadro alarmante apresentado atualmente.
Objetivo geral:
Inserção do tema transversal – meio ambiente – na educação infantil e no ensino fundamental a fim de que o aluno perceba-se parte integrante e transformadora do mesmo.
Objetivos específicos:
a) Percepção das inter-relações entre o meio ambiente e o seu cotidiano;
b) Educar as novas gerações na formação de valores, princípios e atitudes;
c) Sensibilizar as crianças e os jovens a mudarem seu comportamento em relação ao meio ambiente, tendo como perspectiva que, no futuro, isso possa representar uma possibilidade de reverter parte do atual quadro de degradação ambiental;
d) Contemplar a abordagem de questões ambientais relevantes, no âmbito da escola, da comunidade, da cidade, da região, do país e do mundo.
Sub-temas propostos:
- Animais: aquáticos, terrestres, ameaçados de extinção;
- Plantas: utilidades, tipos de plantas, espécie em extinção;
- Poluição das águas;
- Poluição do ar;
- Lixo: problemas causados, aproveitamento – reciclagem;
- Aquecimento global – efeito estufa;
- Profissões ligadas a natureza: biólogo, oceanógrafo, técnico rural, veterinário, agrônomo...;
- Desmatamento;
- Projetos ambientais: projeto Tamar, Baleia Jubarte, S.O.S. Mata Atlântica;
- As reservas naturais baianas: Parque de Pituaçu, Chapada Diamantina;
- Ciclo da água na natureza;
- Transposição do Rio São Francisco.
Desenvolvimento:
- Abertura do projeto: evento com música e exposição sobre o assunto:
- Levantamento dos conhecimento prévio dos alunos a respeito dos temas e sub-temas a serem trabalhados;
- Aulas expositivas sobre os diversos sub-temas.
Língua portuguesa:
- Leitura de texto diversos: livros, revistas, jornais, mensagens...;
- Trabalho com musicas, analise de letras e de suas mensagens;
- Exibição de filmes envolvendo o tema com o reconto oral e escrito;
- Construção de cartazes e painéis sobre os temas trabalhados;
- Construção de um dicionário ecológico ilustrado;
- Leitura de encartes educativos de ONGs ambientais;
- Construção do mascote envolvendo a 3° series – com concursos / eleição, trabalho com sucata;
Matemática:
- Analise de gráficos com representações sobre o desmatamento, queimadas, animais extinto;
- Construção de gráficos com animais da turma, tempo do banho, escovação...;
- Resoluções de problemas envolvendo aspectos ambientais
- Gráficos abordando o efeito estufa.
Historia / geografia:
- Apresentação das características do meio urbano e meio rural;
- A vida no campo com suas especificidade. a vida urbana com o acesso aos produtos industrializado e estila de vida de ambos;
- Leitura de texto sobre o efeito estufa e o aquecimento global;
- Exibição do filme “Terra doente”;
- Dramatizar um noticiário sobre poluição: causas, conseqüência e prevenção;
- Confecção da praia que eu quero (baseando no projeto “Azul-verão”);
- Construção do Rio São Francisco na área externa com a 4° série – campanha contra a transposição do Rio São Francisco.
Ciências:
- Construção de aquário. Terrário;
- Exibição do filme “Procurando Memo” – comentário sobre a vida marinha;
- Trabalhos com músicas: “Planeta água”, “Xote ecológico”...;
- Exibição DVD Coleção BARSA: animais e plantas;
- Organização de horta com variados tipos de plantas: tomate, hortaliças;
- Analise de fotografias de animais com percepção de características;
- Pesquisas em revistas: Ciência Hoje, Veja...;
- Exibição do DVD sobre efeito estufa;
- Construção do planeta Terra ( bola de isopor e tintas);
- Construção do livro de receitas Medicinais.
Obs.: A culminância será acordada posteriormente com os professores de acordo com as expectativas de cada um.