25/03/2010

PROJETO: MATEMATICANDO NO HIPERMERCADO

EMEIEF TARSILA DO AMARAL

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PROJETO:

MATEMATICANDO

NO HIPERMERCADO

2º ciclo - Ensino Fundamental

Profª Silvana e Márcia

Março - 2005
JUSTIFICATIVA

Desde a Antiguidade, quando as trocas ainda eram o caminho para a sobrevivência, comprar — e fazer os cálculos que esse ato exige — é uma das atividades mais rotineiras do ser humano. Assim, usar uma situação de compra e venda em sala de aula é uma das maneiras mais eficientes de mostrar que a Matemática é parte do nosso cotidiano. Trabalhar com o comercio é um excelente recurso didático e a dramatização de situações cotidianas da vida do aluno pode favorecer a compreensão de conceitos e operações matemáticas pelas crianças de forma contextualizada, significativa e considerando seus conhecimentos prévios.

               Tendo em vista a dificuldade da maioria dos alunos em relacionar a teoria da matemática estudada em sala de aula com o seu cotidiano, resolvemos usar uma metodologia um pouco diferenciada da prática pedagógica comum, tentando com isso vivenciar a teoria matemática com a prática, proporcionando ao aluno a oportunidade de vivenciar novos espaços, tendo contato direto com a prática das teorias discutidas em sala de aula. Pensar na organização do espaço em que a loja vai funcionar, agregará também conhecimentos além dos cálculos e comparações, ao definir como as mercadorias serão expostas, trabalharemos medição, conversão de medidas e cálculo da área de montagem das prateleiras ou gôndolas e da área destinada à circulação.

Nesse projeto, temos também como objetivo despertar a consciência cidadã, ética, moral e democrática do grupo, criando com isso, um espaço de exercício efetivo de intervenções, mediações e proposições às ações cotidianas.

Assim, a necessidade da utilização matemática terá um processo de construção, restaurando o processo histórico de alguns temas que são tratados apenas teoricamente na vida escolar.

OBJETIVOS

· Proporcionar aos alunos a oportunidade de integração entre teoria e prática, como forma de aprofundamento dos conhecimentos obtidos em sala de aula.

·  Propiciar ao aluno melhor entendimento a respeito da matemática;

· Incentivar o gosto pela matemática através da prática;

· Desenvolver no aluno maior segurança no que diz respeito às operações matemáticas;

· Despertar habilidades para calcular números expressos em valores decimais e porcentagens;

· Fomentar atividades capazes de aproximar a matemática ao cotidiano dos alunos;

· Mostrar ao aluno que a teoria da sala de aula pode ser vivenciada na prática do seu dia-a-dia;

· Mostrar a riqueza da história da Matemática;

· Inseri-lo no mundo das tecnologias;

· Significar as ações de acesso a Internet;

· Pesquisar com foco objetivo;

· Ampliar o dialogo entre as áreas do conhecimento;

· Usar de recursos tecnológicos na resolução de problemas cotidianos;

· Utilizar alguns elementos do pacote Office.

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

Materiais: Livros, TV, vídeos, DVDs, computador com acesso a internet, email, data show, câmera digital, jornais, maquina de Xerox, gravador, revistas, calculadora, papeis, tintas, réguas, vídeos, ônibus para saídas externas,

Humanos: Professores, funcionários da escola, alunos e pais, funcionários dos Hipermercados.

PLANEJAMENTO

Público Alvo:
Alunos do II Ciclo do Ensino Fundamental – EMEIEF Tarsila do Amaral – Bairro Bangu em Santo André.

Duração:
Período do Ciclo – 2 anos.

Professores Responsáveis:
Silvana R Brandão e Márcia Azanha – 1 e 2º ano do II Ciclo

ETAPAS A SEREM REALIZADAS:

· Sensibilização deste Projeto junto aos alunos, professores e demais profissionais da escola;

· Pesquisa sobre a origem dos números:

o Internet, livros, revistas, etc.

o Dvds e Vídeos;

· Discussão sobre a função social da matemática:

o História oral;

·  Levantamento de dados para registros sobre a alimentação e consumo alimentar das famílias dos grupos envolvidos;

· Levantamento dos itens alimentares a serem pesquisados;

· Diagnóstico de alguns hipermercados da região utilizados pelo grupo no consumo cotidiano de alimentos;

o Cotação de produtos em hiper-mercados da região:

o Visita a hiper-mercados;

§ Registros fotográficos;

§ Entrevistas gravadas;

o Comparação de preços;

o Elaboração de gráficos;

o Discussão sobre Ética

o Direitos do consumidor;

§ Leitura de reportagens em jornais que fomentem a discussão a respeito do PROCON;

· Análise e debates de algumas propagandas referentes aos assuntos abordados;

· Discussão e reflexão sobre o acelerado incentivo ao consumo desenfreado;

· Levantamento de possíveis sites de pesquisas de preços dos itens abordados;

o Pesquisa Google;

· Elaboração de roteiro de visitação e de sites de pesquisas, bem como, divisão de tarefas entre os grupos;

o Cronograma de visitação aos hiper-mercados da região;

o Cronograma de pesquisa virtual;

o Organização da pesquisa a ser realizada pela internet;

· Investigação e descoberta sobre operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) a serem utilizadas na apuração dos dados em sala de aula;

· Exercícios preparatórios para a conferência dos dados com utilização da calculadora;

· Montagem de planilhas eletrônicas com cálculos de dados:

o Uso do Excel

· Uso da calculadora em operações complexas:

o Comparações e correções de dados.

· Debate e discussão em sala de aula sobre os valores comerciais encontrados, relacionando-os à realidade social brasileira;

· Pesquisa na Internet sobre produtos e valores dos itens combinados;

· Pesquisa de preços e simulação de compras on-line em mercados digital (como pro exemplo no site www.paodeacucar.com.br)

· Pesquisa em jornais, livros, revistas, propagandas;

· Produção de textos diversos a partir dos dados e dos debates;

· Construção de um jornal;

o Word;

· Criação de produtos a serem comercializados pelo grupo;

o Criação de produtos:

§ Modelagem matemática

· Cores;

· Letras;

· Desenhos;

· Formatos;

o Comparação dos designers modernos com os de antigamente

§ Vídeos

§ Visitas a museus;

§ Pesquisas Internet, revistas, livros...

· Confecção de embalagens;

o Ética

o Consumismo;

o Meio ambiente;

o Reciclagem

· Elaboração de propagandas;

o Ética;

o Moral;

o Perfis;

o Articulações planejadas:

§ Horário;

§ Produto;

§ Designer

· Montagem de apresentações das propagandas do mini-mercado:

o Fotografia digital;

o Uso do PowerPoint

· Montagem de um mini-mercado, a fim de haja a experimentação de ações de compra e venda:

o Sucatas;

o Máquina de calcular;

· Confecção de cédulas e moedas:

o Frotagem;

o Xérox;

· Compras no mercadinho confeccionado pelos grupos:

o Discussões sobre a questão social do consumo;

o Degradação ao Meio ambiente

· Apresentação dos resultados dos trabalhos dos grupos com o mercadinho, utilizando Power point;

o Introdução ao Power Point;

· Compras em folder de hiper mercado da região, obedecendo à quantia em dinheiro disponibilizada em caixa para cada um do grupo;

o Consumo controlado;

o Questão salarial (Salário mínimo);

§ Política social de emprego no país;

· Avaliação, reflexão e planejamento de ações finais do projeto;

· Criação de um fotoblog como instrumento de registro de todas as etapas do projeto;

· Impressão dos trabalhos para montagem do mural da escola;

· Exposição dos trabalhos;

· Apresentação do processo de todo o Projeto para a comunidade escolar, utilizando data-show;

· Avaliação final do projeto via auto-avaliação;

o Construção de um email;

o Envio de email para a professora.

RESULTADOS ESPERADOS

· Maior interesse na área matemática, frente à articulação das operações matemáticas com o cotidiano do aluno;

· Integração e dialogo dos diversos conhecimentos dentro do currículo escolar;

· Maior integração do grupo frente a novos desafios;

· Planejamento estratégico de ações facilitadoras dentro de um determinado objetivo;

· Novas formas de aprendizado e integração entre teoria e prática;

· Criação de gráficos;

· Leitura e interpretação de gráficos;

· Ampliar as possibilidades de pesquisa e acesso frente à internet;

· Nortear eixo de conduta política a respeito dos direitos e deveres de um cidadão;

· Desenvolver a consciência e compreensão das políticas da imagem;

· Formação de consciência critica a respeito das mídias;

· Utilização básica e segura do Word, Excel e Power Point, bem como, máquinas digitais e calculadoras;

· Comparação, interpretação e elaboração de dados estatísticos;

· Construção, manipulação e consultas a blogs;

· Significação do consumo supérfluo como princípio norteador da vida moderna.

AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á  pela análise do processo de trabalho realizado, bem como, sua qualidade, articulação, apresentação, apropriação.

Será realizada via auto-avaliação no grupo, por escrito e por email;

Tais avaliações servirão, também, como instrumento ao professor, a fim de que este possa dar continuidade, de maneira significativa, a proposta inicial, fomentando as discussões e re-planejando ações, intervenções e transformações.


BIBLIOGRAFIA

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Sites:

www.novaescola.com.br

www.mathema.com.br

www.paodeacucar.com.br

www.educacional.com.br