25/03/2010

Nomes próprios/ próprios nomes

PROJETO: 


Nomes próprios/ próprios nomes 


 Elaboração: Sônia Regina Ubeda


Duração: Um bimestre 


Série: 2ª série 


Disciplina: Português 


Produto final: Dicionário de nomes 


 INTRODUÇÃO 


A partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da lista de chamada da classe as crianças que estão em processo de alfabetização podem e devem aprender muito: diferenciação entre as letras usadas para escrever cada nome, orientação da escrita dos nomes, orientação da escrita, dos nomes é uma rica fonte de consultas para escrever outras palavras. O nome próprio tem a característica de ser fixa, 


sempre igual. Uma vez aprendido os alunos escrevem seus próprios nomes respeitando as restrições do modelo apresentado. 


  SEQUÊNCIA DIDÁTICA 


uso do sistema alfabético, das diferenças individuais e das características concretas do grupo. 


nomes :dicionário com os nomes dos alunos e seus respectivos significados, seguindo a ordem alfabética). 


 ORGANIZAÇÃO DA SALA 


Cada tipo de atividade exige em tipo de organização. 


-Atividade de identificação do próprio nome –individual. 


-Atividade de identificação de outros nomes – coletivo ou pequenos grupos. 


-Atividade de identificação das situações de uso dos nomes-coletivo 


 AVALIAÇÃO 


Observação e registro dos avanços dos alunos na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Observação se o aluno usa essas informações para escrever outras palavras.