PROJETO:
Nomes próprios/ próprios nomes
Elaboração: Sônia Regina Ubeda
Duração: Um bimestre
Série: 2ª série
Disciplina: Português
Produto final: Dicionário de nomes
INTRODUÇÃO
A partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da lista de chamada da classe as crianças que estão em processo de alfabetização podem e devem aprender muito: diferenciação entre as letras usadas para escrever cada nome, orientação da escrita dos nomes, orientação da escrita, dos nomes é uma rica fonte de consultas para escrever outras palavras. O nome próprio tem a característica de ser fixa,
sempre igual. Uma vez aprendido os alunos escrevem seus próprios nomes respeitando as restrições do modelo apresentado.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
uso do sistema alfabético, das diferenças individuais e das características concretas do grupo.
nomes :dicionário com os nomes dos alunos e seus respectivos significados, seguindo a ordem alfabética).
ORGANIZAÇÃO DA SALA
Cada tipo de atividade exige em tipo de organização.
-Atividade de identificação do próprio nome –individual.
-Atividade de identificação de outros nomes – coletivo ou pequenos grupos.
-Atividade de identificação das situações de uso dos nomes-coletivo
AVALIAÇÃO
Observação e registro dos avanços dos alunos na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Observação se o aluno usa essas informações para escrever outras palavras.