25/03/2010

Projeto Pedagógico: Momentos de Gentileza - Escola Polichinelo

Projeto Pedagógico: Momentos de Gentileza - Escola Polichinelo

Na Escola Polichinelo -- no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE) --, os alunos da 1ª série, sob o comando da professora Clécia Mesquita, vivenciam "momentos de gentileza" em nome de um melhor relacionamento entre as pessoas, tanto dentro da Escola como fora dela.

Os alunos participam animadamente desses momentos, que acontecem uma vez por semana e têm como objetivo incentivar o respeito e a afetividade entre as crianças e os demais membros da comunidade escolar, além de exercitar a capacidade de demonstrar carinho pelas pessoas. Provavelmente, essas crianças serão adultos mais solidários e com uma maior facilidade em amar.

"O enfoque a ser dado ao tema solidariedade é muito próximo da idéia de generosidade: doar-se a alguém, ajudar desinteressadamente. A rigor, se todos fossem solidários nesse sentido, talvez nem se precisasse pensar em justiça: cada um daria o melhor de si para os outros." (PCN)

As manifestações de gentileza são colocadas em prática através de atitudes como dar um beijo, um abraço, elogiar, entregar cartões com mensagens especiais ou oferecer bombons para adoçar o dia de quem os recebe. Os alunos sentem-se felizes, e os que são contemplados pela gentileza, mais ainda. Essas crianças nos dão uma lição de que, através de gestos aparentemente simples, mas que transbordam carinho, generosidade, respeito e amor, a gentileza pode ser uma tarefa constante de todos nós e um exercício em todas as relações. Diante desse exemplo das crianças, podemos vislumbrar um mundo de paz, um mundo mais humano e feliz.

Os alunos têm consciência dessa ação e revelam essa consciência através de seus depoimentos:

"Quando eu falo alguma coisa gentil pra alguém, eu fico feliz porque eu vejo que as pessoas se sentem bem."

Maria Luisa de Melo Soares Leite

"Eu fico muito alegre porque as pessoas dizem obrigado e dizem uma porção de coisas boas e eu gosto de ver as pessoas felizes."

Alice Ramos Lobo

"Eu gosto de fazer gentilezas. Acho bom ser gentil com as pessoas. Se eu tratar as pessoas bem, elas também vão me tratar bem."

Catharina Maynard de Arruda Falcão Santos

"Eu me sinto feliz, eu fico mais legal. Eu gosto quando as pessoas ficam felizes."

Arthur Pinto Basto Coutinho"Eu me sinto bem porque eu estou fazendo gentilezas para as pessoas, e elas se sentem bem. Eu me sinto feliz, e o meu dia é bom."

Maria Clara de Souza C. Vasco

"Eu me sinto ótimo porque eu adoro fazer gentileza para as pessoas e gosto de receber. O mundo fica melhor, e todo mundo se respeita."

André Felippe Magalhães de Albuquerque

"Eu acho bom fazer isso. Quando a gente faz gentileza, gera mais gentileza, e o mundo fica melhor. Eu faço com a minha família, os meus amigos e vizinhos, e todos ficam felizes."

Leonardo Rodrigues Pontes

Depoimento de Pais - Projeto Gentileza Escolar

Informe sobre o "Projeto Gentileza Escolar" em ação durante todo o ano de 2005

As famílias dos alunos continuam envolvidas no Projeto e têm apresentado depoimentos de valor. Vale ler, apreciar e refletir...

Projeto Gentileza realizado pelo Colégio Padre Eustáquio

Felizes aqueles como os dirigentes escolares, alunos, educadores e familiares que conseguiram ser tocados com tão brilhante projeto. Afinal, erguer a bandeira da gentileza é resgatar aquilo que todos queremos no nosso dia-a-dia. Principalmente quando a moda é concorrência, com pessoas tentando levar vantagem em busca de destaque e poder. Gentileza é só quando necessitamos de alguma coisa. Por exemplo:

Gentileza fornecer...

Gentileza enviar...

Por gentileza...

A palavra gentileza aparece embelezando as frases, porém é preciso fazer mais que frases bonitas.

É preciso praticar a gentileza onde quer que estejamos, não importa a cor, raça, idade, condição física ou situação sócio-econômica.

Através de exemplos da família e da escola que aprendemos os valores que farão de nós cidadãos educados e competentes.

Podemos até pegar uma carona no comercial de tv:

"Exemplo é bom e ninguém nega!"

Dê um bom exemplo que esta moda pega".

Joaquim José - Pai do Vitor Gustavo 4ªD

Gentileza

Gentileza um ato de amor, de afeição, de bondade, de fraternidade e amizade.

Acho que as crianças vão levar para o resto de suas vidas o projeto gentileza no coração e espalhá-lo por todos os lugares que forem. Acompanhei passo a passo a construção deste projeto, através da Marina, que muito empolgada não parava de falar das novidades e fiquei maravilhada com o projeto, vejo que hoje as crianças do Colégio Padre Eustáquio estão colocando em prática a gentileza não só na escola com na "vida".

Parabéns aos envolvidos no projeto.

Hilmara - Mãe da Marina 4ªD

Durante todo o ano de 2008 estaremos desenvolvendo na escola o Projeto Gentileza, que tem como objetivo principal difundir o amor ao próximo e o respeito a toda criatura, para isso escolhemos como personagem central o Profeta Gentileza cuja história você pode acompanhar no video abaixo. Participe conosco deste projeto tão bonito! http://emefgentila.blogspot.com/2008/03/projeto-gentileza.html

Música - Gentileza (cantada por Marisa Monte)

Os 4ºs anos B e C estão desenvolvendo o Projeto Gentileza. A partir deste trabalho os alunos conheceram um pouco da história do Profeta Gentileza (José Datrino), que pintou pilares em viadutos do Rio de Janeiro com mensagens envolvendo paz, amor, etc. Além disso, o Profeta andava pela cidade distribuindo flores e falando mensagens de afeto para as pessoas. As turmas criaram frases para serem colocadas pelos corredores da escola com mensagens relacionadas com o respeito ao próximo, respeito à natureza, etc. Estão desenvolvendo no laboratório de informática trabalhos em diferentes softwares sobre a temática.

http://escolajbj.blogspot.com/2008/04/projeto-gentileza.html

GENTILEZA

Apagaram tudo

Pintaram tudo de cinza

A palavra no muro

Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo

Pintaram tudo de cinza

Só ficou no muro

Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados

Pelas ruas da cidade

Merecemos ler as letras

E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto

À você no mundo

Se é mais inteligente

O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola

A vida é o circo

Amor palavra que liberta

Já dizia o Profeta

Acesse abaixo: vídeo e música GENTILEZA

http://www.youtube.com/watch?v=VKnVAZHehV0