18/03/2010

Projeto- o luxo do lixo

Projeto: o luxo do lixo

Escola: Escola Estadual Professor Victorio Américo Fontana

Público alvo: 2° séries A,B,C,D e E

Professoras: Marlene, Márcia, Regina, Sônia e Cileide

Duração provável: um mês

Objetivo: Realizar uma oficina de brinquedos com sucata proporcionando uma reflexão acerca dos produtos que consumimos, o lixo que produzimos e o reaproveitamento racional desse através  da reciclagem.

Material necessário: Sucatas, tesoura, cola, fita adesiva, canetinhas, tinta, retalhos...

Estratégias:

*pesquisas realizadas extra-classe trazendo os conhecimentos adquiridos para socializar com o grupo,

*confecção de cartazes,

*trabalhos com recortes e colagens de materiais diversos (sucatas),

*confecção de brinquedos e outros objetos à partir de sucatas,

*análise de embalagens...

Desenvolvimento:

-conscientização do grupo quanto a necessidade de se reciclar para reaproveitar materiais, evitar gastos desnecessários e contribuir para com o meio ambiente.

-socialização das pesquisas realizadas fora da escola em uma roda de conversa onde cada aluno expõe os conhecimentos adquiridos.

- Iniciar uma conversação sobre a sucata que cada participante trouxe para a atividade.

- Pedir que cada um escolha uma das embalagens para falar sobre o produto: preço, tipo de embalagem, tipo de produto, etc. Pode ser feito um debate a partir das apresentações, sobre a possibilidade de reciclagem e sobre a importância de diminuirmos o consumo.

- Após a conversação, colocar toda a sucata no centro da sala e conversar sobre a elaboração de brinquedos e outro objetos  feitos com sucata, salientando que a receita para a construção do brinquedo é uma só: criatividade. Cada um inventa um brinquedo. O tempo para a atividade vai depender muito de cada grupo.

- Finalizado os trabalhos, cada um apresenta o brinquedo que criou e o grupo organiza uma exposição dos trabalhos desenvolvidos. Os alunos também trarão de casa objetos feitos a partir do reaproveitamento do que chamamos “lixo” e esse material também fará parte da exposição.

Algumas dicas de brinquedos: carrinhos, fantoches, objetos, memória, quebra-cabeças, boliche, maquetes, etc.

 

 

Avaliação: Será avaliada a participação do aluno e/ou grupo na realização de cada etapa do projeto.

 

Produto final: Realização de uma exposição dos trabalhos coletados e desenvolvidos pelos alunos.

 

 

1