18/03/2010

PROJETO_Eu_e_o_meio_em_que_vivo

Projeto : “Eu e o meio em que vivo”

 

 

 

 

Professora : Denise carvalho

 

Turma : maternal ii

 

 

 

TEMA 

 

Eu e o meio em que vivo

 

PROBLEMATIZAÇÃO

 

Projeto Institucional

 

OBJETIVOS GERAIS

 

·        Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.

·        Adquirir conhecimentos das partes do corpo, identificando e nomeando-as

 

JUSTIFICATIVA

 

A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.

As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.

 

CONTEÚDOS

 

ATITUDINAIS

 

·        Levar a criança a refletir ajudando-a a pensar;

·        Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;

·        Conhecer o nome da criança;

·        Identificar o próprio nome e o do colega;

·        Conversar sobre quem faz parte da família;

·        Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;

·        Conhecer o próprio corpo;

 

 

PROCEDIMENTAIS

 

·        Registro das partes do corpo (contorno das crianças com giz no chão)

·        Colagem sobre um grande boneco de papel (identificar os olhos, a boca, o nariz, braços, penas etc...)

·        Músicas que falem  do nosso corpo e cuidados com ele;

·        Mural com fotos da família;

·        Confecção de uma “carteira de identidade”;

·        Trabalhar a parlenda: “Sou pequenininho do tamanho de um botão...”( desenvolver a linguagem oral);

·        Brincar de casinha dramatizando situações familiares;

·        Dobradura representando a escola;

·        Música  “ A casa” Vinícius de Morais;

·        Literatura  Estória do Bonequinho Doce;

·        Confecção de um álbum com algumas atividades desenvolvidas e ao final mostrar às crianças e relembrar cada passo do nosso projeto, assim elas poderão dar suas opiniões sobre o que mais gostaram, o que menos gostaram....

 

CONCEITUAIS

 

·        Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;

·        Estabelecer relação com a escola e a família;

·        Fazer com que a criança seja capaz de perceber-se como um ser social e que possui uma história;

·        Ampliar o vocabulário;

·        Explorar diferentes afazeres artísticos, desenhando, colando e pintando;

 

 

 

DURAÇÃO

             

Aproximadamente três meses

 

 

AVALIAÇÃO

 

Contínua e processual