15/03/2010

17[1].PROJET..

PROJETO ÁGUA

I – JUSTIFICATIVA:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

II- Conteúdos:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

· Saber sobre a necessidade de se economizar água.

· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.

· Compreender o ciclo da água.

· Conhecer as causas da poluição da água.

· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.

· Identificar o percurso da água do rio até as casas.

· Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)

· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.

· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.

· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.

· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.

· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.

· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.

· Ouvir músicas, assitir a vídeos que tratem do tema.

· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.

· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.

· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.

· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.

· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.

· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.

· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.

II – OBJETIVOS GERAIS:

·       Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.

·       Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

III- ETAPAS PREVISTAS

Linguagem oral e escrita

·       Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.

·       Produção coletiva de pequenos textos.

·       Escrita espontânea.

·       Cruzadinhas, caça-palavras.

·       Atividades com alfabeto móvel.

·       Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.

·       Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA

·       Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).

·       Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)

·       Situações-problema envolvendo a água.

·       Jogo com dado/trilha.

NATUREZA E SOCIEDADE

·       Observação do ciclo da água.

·       Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.

·       Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.

·       Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.

·       Experiência do pé de feijão.

·       Vídeos que abordam o tema.

·       Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.

VISUAL

·       Desenho livre e de observação.

·       Recorte e colagem

·       Dobraduras

·       Releitura de obras de arte

·       Modelagem com areia e argila

·       Técnicas de pintura.

·       Maquetes.

·       Jogo da memória.

MÚSICA E MOVIMENTO

·       Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.

·       Ginástica historiada (chuí, olha lá!).

·       Circuito da água.

·       Cd Xuxa, Guilherme Arantes.

AVALIAÇÃO

·       Hora social e/ou exposição de trabalhos.