13/03/2010

projeto partilha CONTRIBUIÇÃO JULIA

 



PROJETO PARTILHA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 - Identificação

Tema: A partilha

Período de duração: 10 dias do mês de março

Alunos envolvidos: 1º , 2º e  3º ciclos.

Responsáveis: Professores, Coordenação Pedagógica, Supervisão Pedagógica e Direção Escolar.

 

2 – Justificativa

              Quando os jovens são orientados a participar de projetos que envolvem o exercício da solidariedade e abertura para o outro, o resultado é sempre satisfatório. Em vista disso nosso projeto “Partilha” tem como objetivo vivenciar o real sentido desta festa, que nos convida a uma vida nova pautada pelos valores de partilhar com o próximo e entender o verdadeiro sentido da páscoa, de compreender a importância do ato solidário na formação do educando e lutar por uma sociedade mais justa.

 

3 – Competências

·       Desenvolver a criatividade, a vivência de valores, como a solidariedade, a fraternidade, além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos nas atividades festivas religiosas e formativas desta escola.

·       Compreender o verdadeiro sentido da páscoa partindo de uma visão consumista para o sentido de partilhar;

·       Envolver disciplinas diferenciadas na realização do projeto, trabalhando os seguintes. eixos temáticos: Matemática, Artes Visuais, Natureza e Sociedade,Corpo e Movimento e Linguagem oral e Escrita;

·       Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade.

 

4 – Habilidades

·       Incentivar a criatividade propondo aos alunos atividades prazerosas;

·       Reconhecer o verdadeiro sentido da páscoa;

·       Desenvolver o raciocínio lógico, envolvendo atividades que façam com que o aluno partilhe objetos, brinquedos;

·       Conceituar “Páscoa”

·       Realizar atividades artísticas relacionadas ao tema do projeto;

·       Conhecer os símbolos da páscoa e seus valores

·       Trabalhar o respeito ao próximo através das atividades envolvidas;

·       Trabalhar produções de textos e leituras dinâmicas relacionadas ao tema;

·       Comemorar a páscoa em seu verdadeiro sentido, sem se deixar influenciar pelo consumismo e meios de comunicação;

·       Participar de debates entre os colegas de sala de forma crítica sobre o verdadeiro sentido da páscoa;

 

5 - Sugestões de atividades

·       Leituras, reflexão e debates tendo como base textos de diversas naturezas: revista, livros, recorte de jornais – relacionados ao tema;

·       Desenhos livres, confecções de cartões, cartazes em grupo;

·       Analise crítica dos símbolos da páscoa;

·       Produções de textos: coletivas e individuais;

·       Situações problemas envolvendo partilhas (frações, subtrações, etc.);

·       Dobraduras relacionadas ao tema;

·       Confecções de viseiras com símbolos da páscoa;

·       Partilha com alimentos trazidos pelos alunos;

·       Trabalho de pesquisa no dicionário de palavras relacionadas ao tema: partilha páscoa, trigo, solidariedade, entre outras;

·       Trabalhos de pesquisa (em grupo) relacionados ao tema;

·       Cruzadinha e caça-palavras;

·       Textos e rimas;

 

6 – Recursos

Humanos: Coordenadores Pedagógicos, professores (turnos matutino e vespertino), auxiliares de sala, Preev, auxiliares de serviços gerais, supervisão pedagógica, direção escolar.

Materiais: papéis diversos, eva, tintas, lápis (cor e cera), tesouras, revistas, livros, jornais, equipamento de som, pães, sucos, entre outros, de acordo com as necessidades durante a execução do projeto.

 

7 – Avaliação

              Os alunos serão avaliados considerando a participação, espírito solidário, o entendimento do verdadeiro sentido da Páscoa, bem como através de cálculos matemáticos, produções e leituras de textos diversos, trabalhos em equipe e respeito ao próximo.

8 – Culminância do projeto

              A culminância dar-se-a com uma ceia, onde os alunos irão compartilhar o vinho(suco de uva) e o pão, em simbologia a união, solidariedade, respeito ao próxima e companheirismo.

Data: 19/03/08