PROJETO PARTILHA
1 - Identificação
Tema: A partilha
Período de duração: 10 dias do mês de março
Alunos envolvidos: 1º , 2º e 3º ciclos.
Responsáveis: Professores, Coordenação Pedagógica, Supervisão Pedagógica e Direção Escolar.
2 – Justificativa
Quando os jovens são orientados a participar de projetos que envolvem o exercício da solidariedade e abertura para o outro, o resultado é sempre satisfatório. Em vista disso nosso projeto “Partilha” tem como objetivo vivenciar o real sentido desta festa, que nos convida a uma vida nova pautada pelos valores de partilhar com o próximo e entender o verdadeiro sentido da páscoa, de compreender a importância do ato solidário na formação do educando e lutar por uma sociedade mais justa.
3 – Competências
· Desenvolver a criatividade, a vivência de valores, como a solidariedade, a fraternidade, além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos nas atividades festivas religiosas e formativas desta escola.
· Compreender o verdadeiro sentido da páscoa partindo de uma visão consumista para o sentido de partilhar;
· Envolver disciplinas diferenciadas na realização do projeto, trabalhando os seguintes. eixos temáticos: Matemática, Artes Visuais, Natureza e Sociedade,Corpo e Movimento e Linguagem oral e Escrita;
· Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade.
4 – Habilidades
· Incentivar a criatividade propondo aos alunos atividades prazerosas;
· Reconhecer o verdadeiro sentido da páscoa;
· Desenvolver o raciocínio lógico, envolvendo atividades que façam com que o aluno partilhe objetos, brinquedos;
· Conceituar “Páscoa”
· Realizar atividades artísticas relacionadas ao tema do projeto;
· Conhecer os símbolos da páscoa e seus valores
· Trabalhar o respeito ao próximo através das atividades envolvidas;
· Trabalhar produções de textos e leituras dinâmicas relacionadas ao tema;
· Comemorar a páscoa em seu verdadeiro sentido, sem se deixar influenciar pelo consumismo e meios de comunicação;
· Participar de debates entre os colegas de sala de forma crítica sobre o verdadeiro sentido da páscoa;
5 - Sugestões de atividades
· Leituras, reflexão e debates tendo como base textos de diversas naturezas: revista, livros, recorte de jornais – relacionados ao tema;
· Desenhos livres, confecções de cartões, cartazes em grupo;
· Analise crítica dos símbolos da páscoa;
· Produções de textos: coletivas e individuais;
· Situações problemas envolvendo partilhas (frações, subtrações, etc.);
· Dobraduras relacionadas ao tema;
· Confecções de viseiras com símbolos da páscoa;
· Partilha com alimentos trazidos pelos alunos;
· Trabalho de pesquisa no dicionário de palavras relacionadas ao tema: partilha páscoa, trigo, solidariedade, entre outras;
· Trabalhos de pesquisa (em grupo) relacionados ao tema;
· Cruzadinha e caça-palavras;
· Textos e rimas;
6 – Recursos
Humanos: Coordenadores Pedagógicos, professores (turnos matutino e vespertino), auxiliares de sala, Preev, auxiliares de serviços gerais, supervisão pedagógica, direção escolar.
Materiais: papéis diversos, eva, tintas, lápis (cor e cera), tesouras, revistas, livros, jornais, equipamento de som, pães, sucos, entre outros, de acordo com as necessidades durante a execução do projeto.
7 – Avaliação
Os alunos serão avaliados considerando a participação, espírito solidário, o entendimento do verdadeiro sentido da Páscoa, bem como através de cálculos matemáticos, produções e leituras de textos diversos, trabalhos em equipe e respeito ao próximo.
8 – Culminância do projeto
A culminância dar-se-a com uma ceia, onde os alunos irão compartilhar o vinho(suco de uva) e o pão, em simbologia a união, solidariedade, respeito ao próxima e companheirismo.
Data: 19/03/08