EDUCAÇÃO INFANTIL/CRECHE
BERÇÁRIO I
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.
Objetivos Específicos
Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo, dentro de uma relação de troca e cooperação.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Conteúdo
Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer ...), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Conhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz.
Identificação progressiva das pessoas com as quais convive.
Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro, garantindo-se a oferta, sem distinção de sexo (brincadeiras de "esconder e achar", brincadeiras de imitação, exploração de diferentes brinquedos...).
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo.
Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes.
Interesse em experimentar novos alimentos.
MOVIMENTO
Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Experimentar situações em que execute movimentos articulados do corpo.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc para o uso de objetos diversos.
Valorizar as conquistas corporais.
Conteúdo
Conhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Exploração, afirmação e valorização das possibilidades expressivas dos gestos, mímicas faciais e do movimento global, nas situações cotidianas e lúdicas.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, arrastar-se, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar .
Desenvolvimento de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o lançamento etc por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
Objetivos Específicos
Participar de variadas situações de comunicação oral.
Interessar-se por histórias.
Observar e manusear diferentes materiais impressos.
Conteúdo
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos.
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, pasta de gravuras etc.
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: canções e conto de histórias.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social e natural e cultural.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer e vivenciar valores humanos.
Conteúdo
Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa) .
Contato com animais e plantas.
Valores humanos.
MATEMÁTICA
Objetivo Geral Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Conteúdo
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar, lançar).
ARTES VISUAIS
Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
Objetivos Específicos
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos.
Estimular o respeito pelo processo de produção e criação.
Explorar diversos movimentos gestuais, visando representações gráficas.
Conteúdo
Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes ( meios: areia ,terra, água, tinta e argila; materiais: gizão de cera e pincéis grossos; suportes: papel, papelão).
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com o próprio corpo e dos colegas, no contato com os suportes, materiais e meios.
MÚSICA
Objetivo Geral Explorar a linguagem musical atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.
Objetivos Específicos
Ouvir, perceber e discriminar sons diversos.
Brincar com a música.
Conteúdo
Atividades lúdicas como brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais.
Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
Escuta de obras musicais variadas (erudita / popular / cancioneiro popular infantil ).
BERÇÁRIO II
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
Objetivos Específicos
Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo, dentro de uma relação de troca e cooperação.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Participar da organização da rotina diária.
Conteúdo
Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer etc.), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz.
Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário, para que adquira maior independência.
Identificação progressiva das pessoas com as quais convive.
Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro, garantindo-se a oferta sem distinção de sexo (brincadeiras de "esconder e achar", brincadeiras de imitação, exploração de diferentes brinquedos...)
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo.
Interesse em experimentar novos alimentos.
Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes, interessando-se em desprender-se das fraldas e utilizar o sanitário.
MOVIMENTO
Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Experimentar situações em que execute movimentos articulados do corpo.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc para o uso de objetos diversos.
Valorizar as conquistas corporais.
Conteúdo
Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
Exploração, afirmação e valorização das possibilidades expressivas dos gestos, mímicas faciais e do movimento global, nas situações cotidianas e lúdicas.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Desenvolvimento de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado do desenho, o lançamento, etc por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
Objetivos Específicos
Participar de variadas situações de comunicação oral.
Interessar-se por histórias.
Observar e manusear diferentes materiais impressos.
Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
Conhecer marcas, rótulos e figuras.
Conteúdo
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades, necessidades, sentimentos e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação, falando de si, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Familiarizar-se aos gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, pasta de gravuras etc.
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: canções e conto de histórias.
Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional (rótulos, marcas, figuras).
Desenho como representação gráfica.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer e vivenciar valores humanos.
Conteúdo
Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas ( auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
Contato com animais e plantas.
Valores humanos.
MATEMÁTICA
Objetivo Geral Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Estabelecer relação temporal.
Localizar-se no espaço, utilizando o corpo como forma de conhecimento e expressão.
Conteúdo
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar, lançar).
Utilização de noções de tempo e de espaço na rotina diária.
Localização de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nas diversas situações (dentro, fora; embaixo, em cima; em pé, deitado).
ARTES VISUAIS
Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
Objetivos Específicos
Interessar-se pelas próprias produções e pelas de outras crianças.
Estimular o respeito pelo processo de produção e criação.
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos.
Trabalhar individualmente e coletivamente.
Explorar movimentos gestuais, visando representações gráficas.
Conteúdo
Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes ( Meios: areia ,terra, água, tinta e argila; Materiais: gizão de cera e pincéis grossos; Suportes: papel, papelão).
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com suportes, materiais e meios.
Cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
MÚSICA
Objetivo Geral Explorar a linguagem musical atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.
Objetivos Específicos
Ouvir, perceber e discriminar sons diversos e fontes sonoras.
Brincar com a música.
Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
Conteúdo
Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais.
Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
Escuta de obras musicais variadas (erudita / popular / cancioneiro popular infantil).
Jogos de estimulação da percepção auditiva e imitação gestual.
Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical.
MATERNAL
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
Objetivos Específicos
Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo, dentro de uma relação de troca e cooperação.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Participar da organização da rotina diária.
Identificar-se no seu papel sexual e as características pessoais do grupo.
Envolver-se na construção de regras simples do convívio social e no respeito às mesmas.
Conhecer e preservar os diversos materiais (coletivos / individuais).
Familiarizar-se com hábitos e atitudes que permitam a prevenção de acidentes cotidianos.
Conteúdo
Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer etc.), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações de ritmos que produz.
Iniciativa para resolver pequenos problemas e ações do cotidiano, pedindo ajuda se necessário, para que adquira maior independência.
Identificação progressiva das pessoas com as quais convive (gênero, etnia, peso, estatura).
Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro, garantindo-se a oferta sem distinção de sexo (brincadeiras de "esconder e achar", brincadeiras de imitação, exploração de diferentes brinquedos ... ).
Escolha de objetos, espaços, parceiros, temas e personagens em situações de brincadeira.
Respeito e participação na realização de pequenas tarefas que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros, valorizando o diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço (individual e coletivo).
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo, ao vestuário e uso do sanitário.
Interesse em experimentar novos alimentos.
Desenvolvimento da autoconfiança, identificação pessoal e autonomia, percebendo situações de risco.
MOVIMENTO
Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Reconhecer e explorar a creche
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
Expressar ritmo através dos movimentos do corpo: cantar, dançar etc.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Experimentar situações em que execute movimentos articulados do corpo.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc para o uso de objetos diversos.
Perceber igualdades e diferenças na manipulação de materiais.
Valorizar as conquistas corporais.
Conteúdo
Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
Exploração, afirmação e valorização das possibilidades expressivas dos gestos, mímicas faciais e do movimento global, nas situações cotidianas e lúdicas.
Conhecimento e identificação de manifestações corporais, de seus sentimentos e dos sentimentos do outro.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Desenvolvimento de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado do desenho, o lançamento etc por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para desenvolvimento de suas habilidades manuais.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
Objetivos Específicos
Participar de variadas situações de comunicação oral.
Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada.
Interessar-se por histórias.
Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
Participar de situações nas quais se faz necessária o uso da leitura, nomeando os materiais impressos.
Conteúdo
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar, comunicar-se, expressar desejos e vontades, necessidades, sentimentos, opiniões, idéias, preferências, relatar suas vivências e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação, falando de si, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, pasta de gravuras, histórias em quadrinhos etc.
Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como: histórias, quadrinhas e canções.
Reconto de histórias conhecidas com ajuda do adulto e com estímulo visual.
Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional ( símbolos, rótulos, marcas e figuras).
Desenho como representação gráfica.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer e vivenciar valores humanos.
Conteúdo
Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e a prevenção de acidentes.
Reconhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
Contato com animais e plantas.
Valores humanos.
MATEMÁTICA
Objetivo Geral Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Estabelecer relação temporal.
Localizar-se no espaço utilizando o corpo como forma de conhecimento e expressão.
Conteúdo
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar , rolar, transvasar, encaixar, lançar, comparar, classificar, ordenar).
Utilização de noções de tempo e de espaço na rotina diária (antes, depois; velho, novo; dia, noite).
Localização de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nas diversas situações (dentro, fora; embaixo, em cima; na frente, atrás; ao lado de; em pé, deitado).
Localizar-se e deslocar-se no espaço (para frente, para trás; para cima, para baixo, para o lado).
Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.
ARTES VISUAIS
Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
Objetivos Específicos
Interessar-se pelas próprias produções e pelas de outras crianças.
Estimular o respeito pelo processo de produção e criação.
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos.
Trabalhar individualmente e coletivamente.
Explorar diversos movimentos gestuais, visando representações gráficas
Conteúdo
Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes ( meios: areia ,terra, água, tinta e argila; materiais: gizão de cera e pincéis grossos; suportes: papel, papelão).
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com próprio corpo e dos colegas no contato com suportes, materiais e meios.
Respeito e cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
MÚSICA
Objetivo Geral Explorar a linguagem musical atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.
Objetivos Específicos
Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais.
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
Conteúdo
Exploração da linguagem musical em brincadeiras cantadas e rítmicas expressando o silêncio e os sons com a voz, o corpo e materiais sonoros (chocalhos, guizos e brinquedos sonoros).
Ampliação do repertório musical com canções do cancioneiro popular infantil e obras musicais variadas (erudita e popular).
Jogos de estimulação da percepção auditiva e imitação gestual.
Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical.
Exercícios de percepção auditiva para distinguir silêncio e sons do ambiente.
EDUCAÇÃO INFANTIL/PRÉ-ESCOLA
1º ESTÁGIO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.
Objetivos Específicos
Expressar seus desejos, sentimentos e vontades , agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver relações sócio-afetivas.
Brincar.
Participar da organização da rotina diária.
Identificar-se no seu papel sexual.
Começar a fazer e respeitar regras simples.
Reconhecer e preservar os diversos materiais (coletivos / individuais).
Envolver-se em relação de troca e cooperação.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Familiarizar-se com hábitos e atitudes que permitam a prevenção de acidentes cotidianos.
Trabalhar individualmente e em pequenos grupos.
Conteúdo
Comunicação e expressão de sentimentos, desejos, necessidades, preferências e opiniões.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo.
Iniciativa para resolver pequenos problemas.
Identificação e respeito às características das pessoas (gênero, etnia, peso, estatura).
Interesse e participação nas brincadeiras e na exploração de diferentes brinquedos.
Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos, nas ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras simples de convívio social.
Utilização adequada dos materiais de uso individual e coletivo.
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo, ao vestuário e uso do sanitário.
Interesse em experimentar novos alimentos.
Identificação de situações de risco, utilizando procedimentos básicos de prevenção a acidentes e auto-cuidado.
Participação em trabalhos produzidos individualmente e em pequenos grupos.
MOVIMENTO
Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Expressar ritmo por meio dos movimentos do corpo: cantar, dançar etc.
Deslocar-se com destreza no espaço.
Experimentar situações que possa executar movimentos articulados do corpo na ação, utilizando equilíbrio, força, velocidade e impulso.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.
Perceber igualdades e diferenças na manipulação de materiais, explorando suas possibilidades.
Conteúdo
Reconhecimento progressivo do corpo humano.
Expressão de estruturas rítmicas com o corpo.
Exploração dos gestos, mímicas faciais e do movimento global.
Percepção das sensações, limites e potencialidades do próprio corpo.
Exploração de diferentes posturas corporais, onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Coordenação e controle da motricidade gráfica e das habilidades motoras finas, por meio da manipulação de materiais, aperfeiçoando mecanismos de preensão, encaixe e o traçado.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
Objetivos Específicos
Interagir e expressar-se em situações que exijam a comunicação oral.
Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada, expressão de vivências e necessidades da própria criança, descoberta de palavras novas, ampliação do vocabulário infantil, ouvir, falar e completar.
Interessar-se por histórias.
Familiarizar-se gradativamente com a leitura e a escrita.
Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
Estabelecer diálogos.
Reconhecer marcas, rótulos e figuras.
Ler e registrar atividades por meio de símbolos individuais.
Criar e utilizar códigos de grupo (gestuais, gráficos, sonoros, frases simbólicas).
Iniciar a construção de textos.
Vivenciar situações para a aquisição da base alfabética.
Conteúdo
Uso da linguagem oral para comunicar-se.
Estimulação da fala por: interação com o outro; gestos, sinais, mímicas; objetos, figuras, gravuras.
Observação e manuseio de diversos materiais impressos.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e escrita.
Elaboração de perguntas e respostas.
Relato de experiências vividas.
Diferenciação de letras e números.
Reconto de histórias, com ou sem ajuda, utilizando ou não estímulos visuais.
Participação em situações que envolvam o trabalho com textos de diferentes gêneros (contos; poemas; poesias; informativos: jornal, panfleto, bula, receita, cartaz etc; parlendas; histórias).
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais (parlendas; trava-línguas; adivinhações; quadrinhas; poemas; poesias; canções).
Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional (placas, símbolos, rótulos, marcas, figuras).
Valorização da leitura como fonte de prazer e conhecimento.
Desenho como representação gráfica.
Escrita como representação da fala.
Conhecimento e prática da escrita do próprio nome.
Reconhecimento de letras.
Construção de textos coletivos, ditados oralmente ao professor.
Respeito pela produção própria e alheia.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, interagindo sobre os acontecimentos, buscando informações, confrontando idéias e atuando como agente multiplicador.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e ao mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer as propriedades dos objetos e substâncias.
Perceber as etapas de transformação das plantas, animais, objetos e ambiente.
Classificar e seriar animais, plantas e materiais diversos.
Conhecer noções básicas de higiene, nutrição e segurança dos seres vivos.
Valorizar o sentimento de pertinência à escola, à cidade e ao país.
Conhecer e vivenciar valores humanos.
Conteúdo
Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado (habitação, transporte/trânsito, vestuário, profissões, comunicação, costumes, rua/ bairro/cidade, moeda, serviços do bairro/cidade).
Observação do meio ambiente nos seus aspectos físicos e geográficos (rios, mar, vegetação, montanhas, construções, mangues etc).
Manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Participação na coleta de objetos para reciclagem e/ou reaproveitamento nas atividades.
Conhecimento e exploração de algumas propriedades dos objetos e substâncias por meio da experimentação (temperatura, peso, tamanho, forma, odor, cor, som, consistência, textura, espessura, luz, mistura, transformação, estados da matéria, , força magnética) e de relação de causa e efeito.
Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características, necessidades e cuidados básicos.
Exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (percepção auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
Percepção de cuidados com o corpo e participação em atividades de higiene e nutrição, valorizando o bem-estar físico, mental e social.
Conhecimento dos fenômenos da natureza.
Conhecimento da origem da escola e seu patrono.
Conhecimento e valorização dos símbolos nacionais.
Valorização da pesquisa como fonte de conhecimento.
Valores humanos.
MATEMÁTICA
Objetivos Gerais: Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, estratégias, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Estabelecer relação temporal.
Experimentar e discriminar as relações espaciais.
Conteúdo
Manipulação e exploração de objetos para identificação de características e propriedades (textura, peso, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, encaixar; igualdades e diferenças; comparar, classificar, ordenar, sequenciar, seriar, quantificar).
Utilização de noções de medida de tempo em diferentes contextos ( antes, depois; ontem, hoje, amanhã; dia, noite; manhã, tarde, noite; velho, novo; dia, semana, mês, ano).
Utilização de noções simples de cálculo como ferramenta para resolver problemas de adição, em situações de vida prática.
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ ou registros não convencionais.
Identificação e/ou representação da posição e localização de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente (dentro, fora; perto, longe; primeiro, último, no meio, entre).
Identificação e representação de formas e figuras geométricas.
Exploração e identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço ( para frente, para trás; para cima, para baixo, para o lado).
Conhecimento e prática da escrita numérica.
ARTES VISUAIS
Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação e ampliem o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
Objetivos Específicos
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies.
Trabalhar individualmente e em pequenos grupos, cuidando dos materiais individuais e coletivos.
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas.
Criar e produzir trabalhos de arte utilizando as diversas linguagens, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Explorar diversos movimentos gestuais, visando representações gráficas.
Conteúdo
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Criação de: desenho; pintura; colagem; modelagem.
Produções a partir de técnicas diversas, tais como: perfuração, dobraduras, recortes, fantoches, construções etc.
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários, tais como: uso correto do lápis, giz de cera, pincel, cola, tintas e dos diversos materiais.
Observação de elementos de linguagem visual (forma, cor, volume, textura, ponto, linha, contraste, luz e sombra).
Respeito e valorização das produções artísticas individuais e coletivas e de obras de arte presentes na cultura.
Observação de obras de arte.
Vivência da linguagem cênica, por meio de jogos teatrais, dramáticos e simbólicos.
Identificação de cores e exploração de suas diversas misturas.
Exposição de produções artísticas dos alunos na escola.
MÚSICA
Objetivo Geral Explorar a linguagem musical por meio da produção, apreciação e reflexão, atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.
Objetivos Específicos
Perceber as variações de ritmo por meio da dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
Explorar os sons ambientais, de instrumentos, de materiais e os sons produzidos pelo próprio.
Perceber a relação som e silêncio no ambiente.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Escutar e apreciar obras musicais variadas.
Conteúdo
Atividades lúdicas como brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais.
Escuta e apreciação de obras musicais (regionais/folclóricas/eruditas/variadas).
Exploração da linguagem musical com a voz, o corpo e diferentes materiais sonoros.
Jogos de estimulação da percepção auditiva (som/ausência de som).
Identificação de diferentes ritmos musicais.
2º ESTÁGIO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.
Objetivos Específicos
Expressar seus desejos, sentimentos e vontades, agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver relações sócio-afetivas.
Brincar.
Participar da organização da rotina diária.
Identificar-se no seu papel sexual.
Começar a fazer e respeitar regras simples.
Reconhecer e preservar os diversos materiais (coletivos / individuais).
Envolver-se em relação de troca e cooperação.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Familiarizar-se com hábitos e atitudes que permitam a prevenção de acidentes cotidianos.
Trabalhar individualmente e em pequenos grupos.
Conteúdo
Comunicação e expressão de sentimentos, desejos, necessidades, preferências e opiniões.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo.
Iniciativa para resolver pequenos problemas.
Identificação e respeito às características das pessoas (gênero, etnia, peso, estatura).
Interesse e participação nas brincadeiras e na exploração de diferentes brinquedos.
Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos, nas ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras simples de convívio social.
Utilização adequada dos materiais de uso individual e coletivo.
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo, ao vestuário e uso do sanitário.
Interesse em experimentar novos alimentos.
Identificação de situações de risco utilizando procedimentos básicos de prevenção a acidentes e auto-cuidado.
Participação em trabalhos produzidos individualmente e em pequenos grupos.
MOVIMENTO
Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Expressar ritmo por meio dos movimentos do corpo: cantar, dançar etc.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.
Experimentar situações que possa executar movimentos articulados do corpo na ação, utilizando equilíbrio, força, velocidade e impulso.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.
Perceber igualdades e diferenças na manipulação de materiais, explorando suas possibilidades.
Conteúdo
Reconhecimento progressivo do corpo humano.
Expressão de estruturas rítmicas com o corpo.
Exploração dos gestos, mímicas faciais e do movimento global.
Percepção das sensações, limites, potencialidades do próprio corpo.
Exploração de diferentes posturas corporais, onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Coordenação e controle da motricidade gráfica e das habilidades motoras finas, por meio da manipulação de materiais, aperfeiçoando mecanismos de preensão, encaixe e o traçado.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
Objetivos Específicos
Interagir e expressar-se em situações que exijam a comunicação oral.
Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada, expressão de vivências e necessidades da própria criança, descoberta de palavras novas, ampliação do vocabulário infantil, ouvir, falar e completar.
Interessar-se pela leitura.
Familiarizar-se gradativamente com a leitura e a escrita.
Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
Estabelecer diálogos.
Ler placas, símbolos, marcas, rótulos e figuras.
Ler e registrar atividades por meio de símbolos individuais e coletivos.
Criar e utilizar códigos de grupo (gestuais, gráficos, sonoros, frases simbólicas).
Construir textos.
Vivenciar situações para a aquisição da base alfabética.
Conteúdo
Uso da linguagem oral para comunicar-se.
Estimulação da fala por: interação com o outro; gestos, sinais, mímicas; objetos, figuras, gravuras.
Observação e manuseio de diversos materiais impressos.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar suas idéias, pontos de vista e elaborar perguntas e respostas.
Interpretação e narração de fatos e histórias em seqüência.
Diferenciação de letras e números.
Reconto de histórias e criação de novas versões, com ou sem ajuda, utilizando ou não estímulos visuais.
Participação em situações que envolvam o trabalho com textos de diferentes gêneros (contos; poemas; poesias; informativos: jornal, panfleto, bula, receita, cartaz etc; parlendas; trava-línguas; histórias).
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais (parlendas; trava-línguas; adivinhações; quadrinhas; poemas; poesias; canções).
Participação em situações que as crianças leiam , ainda que não o façam de maneira convencional (placas, símbolos, rótulos, marcas, figuras).
Valorização da leitura como fonte de prazer e conhecimento.
Desenho como representação gráfica.
Escrita como representação da fala.
Conhecimento e prática da escrita: do próprio nome; do nome de seus colegas; de palavras e textos.
Reconhecimento, identificação e nomeação de letras.
Construção de textos coletivos, ditados oralmente ao professor.
Respeito pela produção própria e alheia.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, interagindo sobre os acontecimentos, buscando informações, confrontando idéias e atuando como agente multiplicador.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e ao mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer as propriedades dos objetos e substâncias.
Perceber as etapas de transformação das plantas, animais, objetos e ambiente.
Classificar e seriar animais, plantas e materiais diversos.
Conhecer noções básicas de higiene, nutrição e segurança dos seres vivos.
Valorizar o sentimento de pertinência à escola, à cidade e ao país.
Conhecer e vivenciar valores humanos.
Conteúdo
Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado (habitação, transporte/trânsito, vestuário, profissões, comunicação, costumes, rua/ bairro/cidade, moeda, serviços do bairro/cidade).
Observação do meio ambiente nos seus aspectos físicos e geográficos (rios, mar, vegetação, montanhas, construções, mangues etc).
Manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Participação na coleta de objetos para reciclagem e/ou reaproveitamento nas atividades.
Conhecimento e exploração de algumas propriedades dos objetos e substâncias por meio da experimentação (temperatura, peso, tamanho, forma, odor, cor, som, consistência, textura, espessura, luz, mistura, transformação, estados da matéria, , força magnética) e de relação de causa e efeito.
Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características, necessidades e cuidados básicos.
Exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (percepção auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
Percepção de cuidados com o corpo e participação em atividades de higiene e nutrição, valorizando o bem-estar físico, mental e social.
Conhecimento dos fenômenos da natureza.
Conhecimento da origem da escola e seu patrono.
Conhecimento e valorização dos símbolos nacionais.
Valorização da pesquisa como fonte de conhecimento.
MATEMÁTICA
Objetivo Geral Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, estratégias, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Estabelecer relação temporal.
Experimentar e discriminar as relações espaciais.
Conteúdo
Manipulação e exploração de objetos para identificação de características e propriedades (textura, peso, cor, forma, altura, espessura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, encaixar; igualdades e diferenças; comparar, classificar, ordenar, sequenciar, seriar, quantificar).
Utilização de noções de medida de tempo em diferentes contextos (antes, depois; ontem, hoje, amanhã; dia, noite; manhã, tarde, noite; velho, novo; dia, semana, mês, ano).
Utilização de noções simples de cálculo como ferramenta para resolver problemas de adição, subtração, em situações de vida prática.
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ ou registros não convencionais.
Identificação e comparação de números (quantidades) e numerais (escritas numéricas).
Utilização de unidades de medida convencionais e não convencionais.
Identificação e/ou representação da posição e localização de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente (dentro, fora; perto, longe; primeiro, último, no meio, entre).
Identificação e representação de formas e figuras geométricas.
Exploração e identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço (para frente, para trás; para cima, para baixo, para o lado).
Reconhecimento e prática da escrita numérica.
ARTES VISUAIS
Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação e ampliem o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
Objetivos Específicos
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies.
Trabalhar individualmente e em pequenos grupos, cuidando dos materiais individuais e coletivos.
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas.
Criar e produzir trabalhos de arte, utilizando as diversas linguagens, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Explorar diversos movimentos gestuais, visando representações gráficas.
Conteúdo
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Criação de: desenho; pintura; colagem; modelagem.
Produções a partir de técnicas diversas, tais como: perfuração, dobraduras, recortes, fantoches, construções etc.
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários, tais como: uso correto do lápis, giz de cera, pincel, cola, tintas e dos diversos materiais.
Reconhecimento de suas produções e das dos outros.
Observação de elementos de linguagem visual ( forma, cor, volume e textura, ponto, linha, contraste, luz e sombra ).
Respeito e valorização das produções artísticas individuais e coletivas e de obras de arte presentes na cultura.
Apreciação de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Vivência da linguagem cênica, por meio de jogos teatrais, dramáticos e simbólicos.
Identificação de cores e exploração de suas diversas misturas.
Exposição de produções artísticas dos alunos na escola.
MÚSICA
Objetivo Geral Explorar a linguagem musical por meio da produção, apreciação e reflexão, atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.
Objetivos Específicos
Perceber as variações de ritmo por meio da dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
Explorar os sons ambientais, de instrumentos, de materiais e os sons produzidos pelo próprio corpo.
Perceber a relação som e silêncio no ambiente.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Escutar e apreciar obras musicais variadas.
Conteúdo
Atividades lúdicas como brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais.
Escuta e apreciação de obras musicais (regionais/folclóricas/eruditas/variadas).
Exploração da linguagem musical com a voz, o corpo e diferentes materiais sonoros.
Jogos de estimulação da percepção auditiva (som/ausência de som).
Identificação de diferentes ritmos musicais.
3º ESTÁGIO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivo Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.
Objetivos Específicos
Expressar seus desejos, sentimentos e vontades, agindo com progressiva autonomia.
Desenvolver o sentimento de pertinência ao grupo.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Desenvolver relações sócio-afetivas.
Brincar.
Participar da organização da rotina diária.
Identificar-se no seu papel sexual e as características pessoais do grupo.
Começar a fazer, respeitar e manter regras simples.
Reconhecer e preservar os diversos materiais (coletivos / individuais).
Envolver-se em relação de troca e cooperação.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado do corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Familiarizar-se com hábitos e atitudes que permitam a prevenção de acidentes cotidianos.
Trabalhar individualmente e em pequenos grupos.
Conteúdo
Comunicação e expressão de seus sentimentos, desejos, necessidades, preferências e opiniões.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo.
Iniciativa para resolver pequenos problemas.
Identificação e respeito às características das pessoas (gênero, etnia, peso, estatura).
Interesse e participação nas brincadeiras e na exploração de diferentes brinquedos.
Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos, nas ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras simples de convívio social.
Utilização adequada dos materiais de uso individual e coletivo.
Procedimentos relacionados à alimentação, à higiene das mãos e das várias partes do corpo, ao vestuário e uso do sanitário.
Interesse em experimentar novos alimentos.
Identificação de situações de risco, utilizando procedimentos básicos de prevenção a acidentes e auto-cuidado.
Participação em trabalhos produzidos individualmente ou em pequenos grupos.
MOVIMENTO
Objetivo Geral Permitir às crianças atuarem sobre o meio físico, social e cultural, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites e potencialidades.
Expressar ritmo por meio dos movimentos do corpo: cantar, dançar etc.
Deslocar-se com destreza no espaço.
Experimentar situações que possa executar movimentos articulados do corpo na ação, utilizando equilíbrio, força, velocidade e impulso.
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.
Perceber igualdades e diferenças na manipulação de materiais, explorando suas possibilidades.
Conteúdo
Reconhecimento das partes do corpo, percebendo sensações, limites e potencialidades.
Expressão de estruturas rítmicas com o corpo.
Exploração dos gestos, mímicas faciais e do movimento global.
Exploração de diferentes posturas corporais, onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Coordenação e controle da motricidade gráfica e das habilidades motoras finas, por meio da manipulação de materiais, aperfeiçoando mecanismos de preensão, encaixe e o traçado.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivo Geral Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
Objetivos Específicos
Interagir e expressar-se em situações que exijam a comunicação oral.
Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada, expressão de vivências e necessidades da própria criança, descoberta de palavras novas, ampliação do vocabulário infantil, ouvir, falar e completar.
Interessar-se pela leitura.
Familiarizar-se gradativamente com a leitura e a escrita.
Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
Estabelecer diálogos.
Ler placas, símbolos, marcas, rótulos e figuras.
Ler e registrar atividades por meio de símbolos individuais e coletivos.
Criar e utilizar códigos de grupo (gestuais, gráficos, sonoros, frases simbólicas).
Construir textos.
Vivenciar situações para aquisição da base alfabética.
Conteúdo
Uso da linguagem oral para comunicar-se.
Estimulação da fala por: interação com o outro; gestos, sinais, mímicas; objetos, figuras, gravuras.
Observação e manuseio de diversos materiais impressos.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar suas idéias, pontos de vista e elaborar perguntas e respostas.
Interpretação e narração de fatos e histórias em seqüência.
Diferenciação de letras e números.
Construção e registro de histórias e textos de forma coletiva e/ou individual.
Reconto de histórias e criação de novas versões, com ou sem ajuda, utilizando ou não estímulos visuais.
Participação nas situações que envolvam o trabalho com textos de diferentes gêneros (contos; poemas; poesias; informativos: jornal, panfleto, bula, receita, cartaz etc; parlendas; trava-línguas; histórias).
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais (trava-línguas; parlendas; adivinhações; quadrinhas; poemas; poesias; canções).
Participação em situações que as crianças leiam , ainda que não o façam de maneira convencional (placas, símbolos, rótulos, marcas, figuras).
Valorização da leitura como fonte de prazer e conhecimento.
Desenho como representação gráfica.
Escrita como representação da fala.
Reconhecimento e prática da escrita: do próprio nome; do nome de seus colegas; de palavras e textos..
Reconhecimento, identificação e nomeação de letras.
Construção de textos individuais e/ou coletivos, ditados oralmente ao professor.
Respeito pela produção própria e alheia.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo Geral Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, interagindo sobre os acontecimentos, buscando informações, confrontando idéias e atuando como agente multiplicador.
Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e ao mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Conhecer as propriedades dos objetos e substâncias.
Perceber as etapas de transformação das plantas, animais, objetos e ambiente.
Classificar e seriar animais, plantas e materiais diversos.
Conhecer noções básicas de higiene, nutrição e segurança dos seres vivos.
Valorizar o sentimento de pertinência à escola, à cidade e ao país.
Conhecer e vivenciar valores humanos.
Conteúdo
Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado (habitação, transporte/trânsito, vestuário, profissões, comunicação, costumes, rua/ bairro/ cidade, moeda, serviços do bairro/ cidade).
Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
Observação do meio ambiente nos seus aspectos físicos e geográficos (rios, mar, vegetação, montanhas, construções, mangues etc).
Manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Participação na coleta e seleção de objetos para reciclagem e/ou reaproveitamento nas atividades.
Conhecimento e exploração de algumas propriedades dos objetos e substâncias por meio da experimentação (temperatura, peso, tamanho, forma, odor, cor, som, consistência, textura, espessura, luz, mistura, transformação, estados da matéria, , força magnética) e de relação de causa e efeito.
Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características, necessidades e cuidados básicos.
Exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (percepção auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
Percepção de cuidados com o corpo e participação em atividades de higiene e nutrição, valorizando o bem-estar físico, mental e social.
Conhecimento dos fenômenos da natureza.
Conhecimento da origem da escola e seu patrono.
Conhecimento e valorização dos símbolos nacionais.
Valorização da pesquisa como fonte de conhecimento.
Valores humanos.
MATEMÁTICA
Objetivo Geral Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, estratégias, processos utilizados e resultados encontrados em situações problema, utilizando a linguagem corporal, oral e matemática.
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Estabelecer relação temporal.
Experimentar e discriminar as relações espaciais.
Utilizar cálculos simples.
Identificar e trabalhar com cédulas e moedas em atividades práticas.
Conteúdo
Manipulação e exploração de objetos para identificação de características e propriedades (textura, peso, cor, forma, altura, espessura, comprimento, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, encaixar; igualdades e diferenças; comparar, classificar, ordenar, sequenciar, seriar, quantificar).
Utilização de noções medida de tempo em diferentes contextos ( antes, depois; ontem, hoje, amanhã; dia, noite; manhã, tarde, noite; velho, novo; dia, semana, mês, ano).
Utilização de noções simples de cálculo como ferramenta para resolver problemas adição, subtração, divisão, multiplicação, em situações de vida prática.
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
Identificação e comparação de números (quantidades) e numerais (escritas numéricas).
Utilização de unidades de medida convencionais e não convencionais.
Experiências de vida prática envolvendo o sistema monetário.
Identificação e/ou representação da posição e localização de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente (dentro, fora; perto, longe; primeiro, último, no meio, entre; lateralidade: direita, esquerda).
Identificação e representação de formas e figuras geométricas.
Apresentação, manipulação e exploração dos sólidos geométricos (esfera, cubo, cone, paralelepípedo e cilindro).
Exploração e identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço (para frente, para trás; para cima, para baixo, para o lado; para direita, para esquerda; mesmo sentido, sentidos contrários).
Reconhecimento e prática da escrita numérica.
ARTES VISUAIS
Objetivo Geral Garantir oportunidades para que as criança desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação e ampliem o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
Objetivos Específicos
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies.
Trabalhar individualmente e em pequenos grupos, cuidando dos materiais individuais e coletivos.
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas.
Criar e produzir trabalhos de arte, utilizando as diversas linguagens, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Explorar diversos movimentos gestuais, visando representações gráficas
Conteúdo
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
Cuidado com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Criação de: desenho; pintura; colagem; modelagem.
Produções a partir de técnicas diversas, tais como: perfuração, dobraduras, recortes, fantoches, construções etc.
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários, tais como: uso correto do lápis, giz de cera, pincel, cola, tintas e dos diversos materiais.
Reconhecimento de suas produções e das dos outros.
Observação de elementos de linguagem visual ( forma, cor, volume e textura, ponto, linha, contraste, luz e sombra).
Respeito e valorização das produções artísticas individuais e coletivas e de obras de arte presentes na cultura.
Leitura e apreciação de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Vivência da linguagem cênica, por meio de jogos teatrais, dramáticos e simbólicos.
Identificação das cores e exploração de suas diversas misturas.
Exposição de produções artísticas dos alunos da escola.
MÚSICA
Objetivo Geral Explorar a linguagem musical por meio da produção, apreciação e reflexão, atendendo às necessidades de expressão da criança em sua esfera afetiva, estética e cognitiva.
Objetivos Específicos
Perceber as variações de ritmo por meio da dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
Explorar os sons ambientais, de instrumentos, de materiais e os sons produzidos pelo próprio corpo.
Perceber a relação som e silêncio no ambiente.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Escutar e apreciar obras musicais variadas.
Conteúdo:
Atividades lúdicas como brincadeiras cantadas, acalantos, brincos com palmas e movimentos corporais.
Escuta e apreciação de obras musicais (regionais/folclóricas/eruditas/variadas).
Exploração da linguagem musical com a voz, o corpo e diferentes materiais sonoros.
Jogos de estimulação da percepção auditiva (som/ ausência de som).
Identificação de diferentes ritmos musicais.