ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
*Cantigas na hora do banho.
*Brinquedos sonoros para ser levados ao banho,alternando o silêncio e o barulho.
*Músicas da hora de se alimentar.
*
*Brincadeiras de roda,esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade,da espontaneidade e socialização da criança.
*Brincadeiras com músicas para estimular as crianças na manutenção de boa postura.
*Atividades no espelho,trabalhando a expressividade de cada um:as crianças farão caretas,mímicas,brincarão com a própria imagem.
*Rodinhas com histórias,músicas.
*Brincadeiras ao ar livre.
*Passeio externo ou interno para interação com crianças e adultos da escola.
*Banhos de sol.
*Brincadeiras coletivas para interação com outras crianças da sala(cantar,dançar,brincar com os brinquedos da caixa).
*Brincar em rodinhas onde a criança levanta,senta,pula,deita,rola,anda.
*Empurrar caixas.
*Contar histórias.
*Mímicas.
*Brincadeiras de pular obstáculos,manipular pequenos e grandes objetos,andar para frente e para trás,encaixar,empilhar caixas de leite ou outras.
*Brincadeiras de estátua,fique onde está,coelhinho sai da toca.
*Brincadeiras de passar por cima de cordas.
*Bambolês.
*Boliche.
*Blocos lógicos.
*Brincar de bolas.
*Brincar de ‘’cuca achou’’embaixo do lençol. (cobrir o rosto com paninhos).
*Túnel com caixa de papelão.
*Arco com fitas coloridas bem compridas para a criança se esconder e aparecer.
*Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas,argila,papel liso,rugoso, áspero ,etc...
*Pinturas com guache.
*Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
*Escuta de sons por diferentes brinquedos sonoros.
*Ouvir e aprender a cantar canções.
*Imitar sons diversos(animais,carros,ruídos,palmas,bater os pés.
*Gravar as atividades das crianças em sala e depois mostrar a elas,por meio de slide em cd.
*Cantar músicas de acalanto(hora do soninho).
*Brincar de serra-serra serrador.
*Rodinhas para incentivar a fala(falar o nome dos amigos).
*Folhear livros,revistas.
*Rasgar papel.
*Amassar.
*Fazer bolinhas com papel.
*Expor cartaz com trabalhinhos feitos por eles.
*Brincar na areia.
*Procurar no pátio externo,tocos de pau, plantinhas,pedrinhas,pequenos animaizinhos.,etc...
*Brincar de pega-pega,ovo choco,a galinha do vizinho.
*Confecção de brinquedos com sucata.
*Contar histórias com fantoches e dedoches.
*Aula de culinária(fazer gelatinas).
*Usar muitas cores.
*Pescaria.(bacia com água e pirulitos.Eles pescam o pirulito com a peneira).
*Se sujar com areia,tintas.
*Pinturas com giz de cera,guache.(supervisionado)
*Confeccionar massinha de modelar e brincar.(supervisionado).
AVALIAÇÃO
É no dia-a-dia da sala de aula,através do desenvolvimento de várias atividades que a criança pode ir construindo,gradativamente,sua compreensão do mundo.
O acompanhamento desse processo de construção do conhecimento é de fundamental importância para que o professor,a partir daí,possa estar refletindo permanentemente sobre aquisições,progressos e conquistas das crianças.Este processo,vem auxiliar na elaboração do parecer descritivo do desempenho do aluno,que consiste em um instrumento avaliativo flexível ,permitindo contemplar com mais exatidão e detalhamento o desenvolvimento da criança em cada bimestre do ano letivo.
As situações de avaliação devem se dar em atividades contextualizadas para que se possa observar a evolução da criança.Para tanto,o professor deve dar condições para que as crianças explorem suas capacidades,aceitando com confiança desafios que surgem ao longo das atividades apresentadas.Desta forma é importante valorizar os esforços e fazer comentários a respeito de como estão se construindo e se apropriando desse conhecimento.Estas são atitudes que encorajam e situam relação á própria aprendizagem.