27/01/2010

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS para o berçárioII ELIANE

                      ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

 

*Cantigas na hora do banho.

*Brinquedos sonoros para ser levados ao banho,alternando o silêncio e o barulho.

*Músicas da hora de se alimentar.

*

*Brincadeiras de roda,esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade,da espontaneidade e socialização da criança.

*Brincadeiras com músicas para estimular as crianças na manutenção de boa postura.

*Atividades no espelho,trabalhando a expressividade de cada um:as crianças farão caretas,mímicas,brincarão com a própria imagem.

*Rodinhas com histórias,músicas.

*Brincadeiras ao ar livre.

*Passeio externo ou interno para interação com crianças e adultos da escola.

*Banhos de sol.

*Brincadeiras coletivas para interação com outras crianças da sala(cantar,dançar,brincar com os brinquedos da caixa).

*Brincar em rodinhas onde a criança levanta,senta,pula,deita,rola,anda.

*Empurrar caixas.

*Contar histórias.

*Mímicas.

*Brincadeiras de pular obstáculos,manipular pequenos e grandes objetos,andar para frente e para trás,encaixar,empilhar caixas de leite ou outras.

*Brincadeiras de estátua,fique onde está,coelhinho sai da toca.

*Brincadeiras de passar por cima de cordas.

*Bambolês.

*Boliche.

*Blocos lógicos.

*Brincar de bolas.

*Brincar de ‘’cuca achou’’embaixo do lençol. (cobrir o rosto com paninhos).

*Túnel com caixa de papelão.

*Arco com fitas coloridas bem compridas para a criança se esconder e aparecer.

*Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas,argila,papel liso,rugoso, áspero ,etc...

*Pinturas com guache.

*Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.

*Escuta de sons por diferentes brinquedos sonoros.

*Ouvir e aprender a cantar canções.

*Imitar sons diversos(animais,carros,ruídos,palmas,bater os pés.

*Gravar  as atividades das crianças em sala e depois mostrar a elas,por meio de slide em cd.

*Cantar músicas de acalanto(hora do soninho).

*Brincar de serra-serra serrador.

*Rodinhas para incentivar a fala(falar o nome dos amigos).

*Folhear livros,revistas.

*Rasgar papel.

*Amassar.

*Fazer bolinhas com papel.

*Expor cartaz com trabalhinhos feitos por eles.

*Brincar na areia.

*Procurar no pátio externo,tocos de pau, plantinhas,pedrinhas,pequenos animaizinhos.,etc...

*Brincar de pega-pega,ovo choco,a galinha do vizinho.

*Confecção de brinquedos com sucata.

*Contar histórias com fantoches e dedoches.

*Aula de culinária(fazer gelatinas).

*Usar muitas cores.

*Pescaria.(bacia com água e pirulitos.Eles pescam o pirulito com a peneira).

*Se sujar com areia,tintas.

*Pinturas com giz de cera,guache.(supervisionado)

*Confeccionar massinha de modelar e brincar.(supervisionado).

 

 

 

                                             AVALIAÇÃO

 

 

     É no dia-a-dia da sala de aula,através do desenvolvimento de várias atividades     que a criança pode ir construindo,gradativamente,sua compreensão do mundo.

    O acompanhamento desse processo de construção do conhecimento é de fundamental importância para que o professor,a partir daí,possa estar refletindo permanentemente sobre aquisições,progressos e conquistas das crianças.Este processo,vem auxiliar na elaboração do parecer descritivo do desempenho do aluno,que consiste em um instrumento avaliativo flexível ,permitindo contemplar com mais exatidão e detalhamento o desenvolvimento da criança em cada bimestre do ano letivo.

   As situações de avaliação devem se dar em atividades contextualizadas para que se possa observar a evolução da criança.Para tanto,o professor deve dar condições para que as crianças explorem suas capacidades,aceitando com confiança desafios que surgem ao longo das atividades apresentadas.Desta forma é importante valorizar os esforços e fazer comentários a respeito de como estão se construindo e se apropriando desse conhecimento.Estas são atitudes que encorajam e situam relação á própria aprendizagem.