27/01/2010

fluxo de aula 3

 

AS MUDANÇAS NO NOSSO PLANETA - 4º bimestre/ 20093º ANO

 

Dia / Mês

N.º dias letivos

N.ºda

aula

Título

da aula

 

Habilidades

 

Conteúdos

Projeto cont.: A fala do coração

LINGUAGEM ORAL:

-         Manifestar e acolher opiniões em intercâmbios orais;

-         Manifestar idéias e opiniões de forma clara;

-         Respeitar as diferentes opiniões;

-         Anunciar notícias.

PRÁTICA DE LEITURA:

-         Escolher dentre alternativas, frase resumo de um texto;

-         Construir hipóteses de leitura a partir das características gráficas do texto;

-         Inferir afirmação implícita em texto jornalístico;

-         Ler para a classe com entonação adequada à situação.

PRÁTICA ESCRITA:

 

-         Preencher lacuna de palavra trissílaba, referente à sílaba tônica intermediária com CL, GU, RR, SS, QU, CH, etc;

-         Escrever palavras de uso freqüente, que contenham irregularidade ortográfica: sons do S, G, Z, X;

-         Escrever textos empregando conectivos que assinalem a temporalidade;

-         Escrever texto considerando as características do gênero solicitado

MATEMÁTICA

Números e operações

Ler, contar, representar, compor e decompor n.º evidenciando compreensão das características do sistema de numeração decimal;

-         Subtrair com recurso na ordem da dezena e da unidade;

-         Resolver divisão exata e não exata, com 1 algarismo como divisor, pela técnica operatória convencional;

-         Resolver situação-problema que envolva o conceito de centena;

-         Resolver situação-problema que envolva o conceito de triplo e de um terço;

-         Resolver situação-problema utilizando-se das técnicas operatórias convencionais da divisão.

 

 

 

 

Espaços e formas

 

l        Perceber as semelhanças e diferenças entre pirâmides e prismas;

l        Comparar objetos da natureza ou do convívio da criança com pirâmides e prismas.

 

Grandezas e medidas

Estimar de modo razoável, a medida de líquido de um recipiente em relação a uma unidade de medida apresentada;

Associar o conceito de ano a 365 dias ou 12 meses.

 

Tratamento de informações

 

l        Elaborar tabelas de dupla entrada para comunicar uma informação obtida;

l        Resolver problemas a partir de dados apresentados em tabelas simples e gráficos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

       Linguagem oral: expressão de opiniões, preferências; relato de vivencias e de observações.

     Prática de leitura e Estudos de textos:

· Tipologia textual: Textos informativos, quadrinhos, narrativas, poesia.

· Inferência de informações no contexto

· Identificação relação causa-conseqüência

· Antecipação

· Entonação e fluência.

§      Prática de escrita:

-         Produção de textos considerando características do gênero solicitado (coletivo e individual);

-         Escrita de textos empregando conectivos que assinalem temporalidade.

§      Aspectos gramaticais e ortográficos:

·      Utilização de conteúdos de pronome pessoal, adjetivos e tempo verbal para resolução de atividades e produções textuais;

·                 Estudo de palavra trissílaba, referente à sílaba tônica intermediária com CL, GU, RR, SS, QU, CH, etc;

·      Escrita de palavras com sons do S, G, Z, X;

MATEMÁTICA

·        Contagem e representação dos numerais (milhar, centena, dezenas e unidades);

·        Subtrações com recursos nas ordens das dezenas e unidade;

·        Situações-problema envolvendo adição e subtração utilizando técnicas convencionais;

·        Situações-problema envolvendo conhecimento de centena, triplo, e terço;

·        Resolução de problemas envolvendo divisão apoio de material concreto;

·        Identificação e diferenciar pirâmides e prisma;

·        Representar de forma concreta as formas de medida de capacidade;

·        Elaboração de tabelas de dupla entrada para comunicar uma informação obtida;

·        Resolução de problemas a partir de dados apresentados em tabelas simples e gráficos.

CIÊNCIAS

·      Conhecimento e estabelecimento de relações para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos acerca dos problemas que a poluição está causando ao mundo;

 

Esqueleto humano;

·        Músculos, esqueleto, articulação e movimentos;

·        Funções do sangue;

·        Funções dos sistemas respiratório e circulatório;

·        Movimento de peixes, aves e animais.

 

HISTÓRIA

l        Incentivo à pesquisa propiciando as crianças a refletirem sobre a influência do homem ao longo do tempo para o desgaste de nossas riquezas;

l        Organização de painel, contendo formas de produção de mão de obra de trabalho;

 

GEOGRAFIA

·      Organização de pesquisas (individuais e coletivas) para reconhecimento dos problemas ambientais causados pelo homem;

·      Realização de roda de conversa para orientações e demonstrações conhecimentos a cerca de das formas de poluição do planeta;

·      Organização de painel, contendo o maior número possível de informações sobre problemas ambientais.

 

ENSINO DA ARTE

l        Artes visuais – no fazer do aluno: confecção de jogo e objetos utilizando material de reciclagem;

l        Música – Pesquisa de músicas que falem dos recursos naturais;

l        Teatro – participação e desenvolvimento de dramatizações que tratem de temas de preservação do meio ambiente;

l        Dança – Trabalhar o ritmo, para desenvolver uma dança, criado pelo grupo.

 

ENSINO RELIGIOSO

·      ETHOS – Organização de atividades nas quais as crianças possam perceber a importância dos valores essenciais à vida (solidariedade);

·      Realização de pesquisa sobre o Nascimento de Jesus sobre o prisma de várias religiões

·      Relatos de experiências observadas pelas crianças sobre o verdadeiro sentido do Natal.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

·      Participação nos jogos propostos – observando movimento, equilíbrio e postura;

·      Atividades rítmicas e expressivas.

 

19/10

159

159

 

Valores e virtudes a serem preservados

20/10

160

160

21/10

161

161

22/10

162

162

 

O que realmente tem valor

23/10

163

163

26/10

164

164

27/10

165

165

29/10

166

166

Mostrando o que aprendi

30/10

167

167

Projeto: O ser humano envenena o Planeta Terra

03/11

168

168

 

Mudanças naturais

04/11

169

169

05/11

170

170

06/11

171

171

Mudanças provocadas pelo homem

10/11

172

172

11/11

173

173

Problemas ambientais na cidade

12/11

174

174

13/11

175

175

 

A poluição na cidade

16/11

176

176

17/11

177

177

 

Os tipos de poluição

18/11

178

178

19/11

179

179

 

Problemas ambientais do campo

20/11

180

180

23/11

181

181

24/11

182

182

A grande propriedade: o fim da floresta?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25/11

183

183

26/11

184

184

 

Paisagens interessantes

27/11

185

185

30/11

186

186

Projeto: O Natal é festa de luz!

01/12

187

191

Significado dos símbolos

natalinos

0212

188

192

03/12

189

193

04/12

190

194

Simbologia do Nascimento

de Jesus

07/12

191

195

08/12

192

196

09/12

193

197

 

Por que as árvores

de Natal?

10/12

194

198

11/12

195

199

14/12

196

196

Presépio vivo. Celebrando o nascimento de Jesus

15/12

197

197

16/12

198

198

17/12

199

199

Mostrando o que aprendemos

18/12

200

200