AS MUDANÇAS NO NOSSO PLANETA - 4º bimestre/ 2009 – 3º ANO
Dia / Mês | N.º dias letivos | N.ºda aula | Título da aula |
Habilidades |
Conteúdos |
Projeto cont.: A fala do coração | LINGUAGEM ORAL: - Manifestar e acolher opiniões em intercâmbios orais; - Manifestar idéias e opiniões de forma clara; - Respeitar as diferentes opiniões; - Anunciar notícias. PRÁTICA DE LEITURA:- Escolher dentre alternativas, frase resumo de um texto; - Construir hipóteses de leitura a partir das características gráficas do texto; - Inferir afirmação implícita em texto jornalístico; - Ler para a classe com entonação adequada à situação. PRÁTICA ESCRITA:
- Preencher lacuna de palavra trissílaba, referente à sílaba tônica intermediária com CL, GU, RR, SS, QU, CH, etc; - Escrever palavras de uso freqüente, que contenham irregularidade ortográfica: sons do S, G, Z, X; - Escrever textos empregando conectivos que assinalem a temporalidade; - Escrever texto considerando as características do gênero solicitado MATEMÁTICANúmeros e operaçõesLer, contar, representar, compor e decompor n.º evidenciando compreensão das características do sistema de numeração decimal; - Subtrair com recurso na ordem da dezena e da unidade; - Resolver divisão exata e não exata, com 1 algarismo como divisor, pela técnica operatória convencional; - Resolver situação-problema que envolva o conceito de centena; - Resolver situação-problema que envolva o conceito de triplo e de um terço; - Resolver situação-problema utilizando-se das técnicas operatórias convencionais da divisão.
Espaços e formas
l Perceber as semelhanças e diferenças entre pirâmides e prismas; l Comparar objetos da natureza ou do convívio da criança com pirâmides e prismas.
Grandezas e medidas Estimar de modo razoável, a medida de líquido de um recipiente em relação a uma unidade de medida apresentada; Associar o conceito de ano a 365 dias ou 12 meses.
Tratamento de informações
l Elaborar tabelas de dupla entrada para comunicar uma informação obtida; l Resolver problemas a partir de dados apresentados em tabelas simples e gráficos.
| LÍNGUA PORTUGUESALinguagem oral: expressão de opiniões, preferências; relato de vivencias e de observações. • Prática de leitura e Estudos de textos: · Tipologia textual: Textos informativos, quadrinhos, narrativas, poesia. · Inferência de informações no contexto · Identificação relação causa-conseqüência · Antecipação · Entonação e fluência. § Prática de escrita: - Produção de textos considerando características do gênero solicitado (coletivo e individual); - Escrita de textos empregando conectivos que assinalem temporalidade.§ Aspectos gramaticais e ortográficos: · Utilização de conteúdos de pronome pessoal, adjetivos e tempo verbal para resolução de atividades e produções textuais; · Estudo de palavra trissílaba, referente à sílaba tônica intermediária com CL, GU, RR, SS, QU, CH, etc; · Escrita de palavras com sons do S, G, Z, X; MATEMÁTICA· Contagem e representação dos numerais (milhar, centena, dezenas e unidades); · Subtrações com recursos nas ordens das dezenas e unidade; · Situações-problema envolvendo adição e subtração utilizando técnicas convencionais; · Situações-problema envolvendo conhecimento de centena, triplo, e terço; · Resolução de problemas envolvendo divisão apoio de material concreto; · Identificação e diferenciar pirâmides e prisma; · Representar de forma concreta as formas de medida de capacidade;· Elaboração de tabelas de dupla entrada para comunicar uma informação obtida; · Resolução de problemas a partir de dados apresentados em tabelas simples e gráficos. CIÊNCIAS· Conhecimento e estabelecimento de relações para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos acerca dos problemas que a poluição está causando ao mundo;
Esqueleto humano; · Músculos, esqueleto, articulação e movimentos; · Funções do sangue; · Funções dos sistemas respiratório e circulatório; · Movimento de peixes, aves e animais.
HISTÓRIAl Incentivo à pesquisa propiciando as crianças a refletirem sobre a influência do homem ao longo do tempo para o desgaste de nossas riquezas; l Organização de painel, contendo formas de produção de mão de obra de trabalho;
GEOGRAFIA· Organização de pesquisas (individuais e coletivas) para reconhecimento dos problemas ambientais causados pelo homem; · Realização de roda de conversa para orientações e demonstrações conhecimentos a cerca de das formas de poluição do planeta; · Organização de painel, contendo o maior número possível de informações sobre problemas ambientais.
ENSINO DA ARTEl Artes visuais – no fazer do aluno: confecção de jogo e objetos utilizando material de reciclagem; l Música – Pesquisa de músicas que falem dos recursos naturais; l Teatro – participação e desenvolvimento de dramatizações que tratem de temas de preservação do meio ambiente; l Dança – Trabalhar o ritmo, para desenvolver uma dança, criado pelo grupo.
ENSINO RELIGIOSO· ETHOS – Organização de atividades nas quais as crianças possam perceber a importância dos valores essenciais à vida (solidariedade); · Realização de pesquisa sobre o Nascimento de Jesus sobre o prisma de várias religiões · Relatos de experiências observadas pelas crianças sobre o verdadeiro sentido do Natal.
EDUCAÇÃO FÍSICA · Participação nos jogos propostos – observando movimento, equilíbrio e postura; · Atividades rítmicas e expressivas.
| |||
19/10 | 159 | 159 |
Valores e virtudes a serem preservados | ||
20/10 | 160 | 160 | |||
21/10 | 161 | 161 | |||
22/10 | 162 | 162 |
O que realmente tem valor | ||
23/10 | 163 | 163 | |||
26/10 | 164 | 164 | |||
27/10 | 165 | 165 | |||
29/10 | 166 | 166 | Mostrando o que aprendi | ||
30/10 | 167 | 167 | |||
Projeto: O ser humano envenena o Planeta Terra | |||||
03/11 | 168 | 168 |
Mudanças naturais | ||
04/11 | 169 | 169 | |||
05/11 | 170 | 170 | |||
06/11 | 171 | 171 | Mudanças provocadas pelo homem | ||
10/11 | 172 | 172 | |||
11/11 | 173 | 173 | Problemas ambientais na cidade | ||
12/11 | 174 | 174 | |||
13/11 | 175 | 175 |
A poluição na cidade | ||
16/11 | 176 | 176 | |||
17/11 | 177 | 177 |
Os tipos de poluição | ||
18/11 | 178 | 178 | |||
19/11 | 179 | 179 |
Problemas ambientais do campo | ||
20/11 | 180 | 180 | |||
23/11 | 181 | 181 | |||
24/11 | 182 | 182 | A grande propriedade: o fim da floresta?
| ||
25/11 | 183 | 183 | |||
26/11 | 184 | 184 |
Paisagens interessantes | ||
27/11 | 185 | 185 | |||
30/11 | 186 | 186 | |||
Projeto: O Natal é festa de luz! | |||||
01/12 | 187 | 191 | Significado dos símbolos natalinos | ||
0212 | 188 | 192 | |||
03/12 | 189 | 193 | |||
04/12 | 190 | 194 | Simbologia do Nascimento de Jesus | ||
07/12 | 191 | 195 | |||
08/12 | 192 | 196 | |||
09/12 | 193 | 197 |
Por que as árvores de Natal? | ||
10/12 | 194 | 198 | |||
11/12 | 195 | 199 | |||
14/12 | 196 | 196 | Presépio vivo. Celebrando o nascimento de Jesus | ||
15/12 | 197 | 197 | |||
16/12 | 198 | 198 | |||
17/12 | 199 | 199 | Mostrando o que aprendemos | ||
18/12 | 200 | 200 |